Entrevista com Hugo Mariutti – Dezembro/08


01- Olá Hugo, tudo bem? Muito Obrigado pela oportunidade da entrevista! Vamos começar falando sobre o nome de seu novo Song Book que é intitulado " Blood Strings", um título bem heavy metal
 você não acha? Por que o escolheu?

HM: Perfeitamente, o espirito é realmente esse, pois as músicas transcritas no livro são de Heavy Metal.Achei um nome forte e que realmente combinava muito com a proposta do Songbook. Eu sinto que as vezes muitos músicos falam olha eu toco metal mas também toco jazz, como se tocar metal bem fosse fácil, ou seja eu respeito muito todos os estilos, porém sou musico de Rock e o que sei tocar direito é isso.

 02- Como surgiu a idéia de fazer este songbook?

HM: Recebo muitos emails pedindo o solo de tal música, ou riff de outra, qual afinação utilizei e etc.Como nunca foi lançado nada oficial principalmente dos cds Ritual e Reason, resolvi fazer eu mesmo as transcrições e juntar em um songbook as partes mais importantes das músicas que gravei em minha carreira, como Turn Away, time Will Come, Distant Thunder, etc.
 
 03- Qual foi o processo de seleção das músicas?

HM: Escolhi um repertório que engloba os cds Ritual e Reason, praticamente inteiros e o primeiro cd do Henceforth inteiro, ou seja peguei os trechos dos solos e riffs mais impórtantes de todas estas músicas e escrevi tudo, pois assim quem for tirar as musicas estará tirando da maneira mais correta possível.

 04- Qual música deu mais trabalho para elaborar a transcrição?

HM: As que tive que tirar os riffs e solos novamente, como Ritual que não tocava desde 2004 mais ou menos, Over Your Head que penso que tocamos até 2003, entre outras, porém foi um trabalho muito legal que fazia de madrugada quando terminava de compor alguma música.

 05- Qual a resposta do público até agora?

HM:Tem sido muito legal, pois o livro está sendo vendido em alguns shoppings, galeria do rock, internet, etc. O público que for aos shows da banda Andre Matos também vai poder adquirir os songbooks por lá e com certeza vai sair satisfeito com o produto, pois está realmente legal.

 06- Já lhe ocorreu a idéia de elaborar um Song Book onde além de você abordar como tocar as músicas você
 falasse sobre o equipamento e regulagem usada?

HM:Acho que isso é uma coisa muito legal e que tenho vontade de fazer, inclusive já dei um workshop dentro de um estúdio abordando este tipo de assunto.O problema de um material assim é que não existe um padrão para uma regulagem dentro de um estúdio, pois diversos fatores influenciam no som que você extrai do seu equipamento, então um livro assim é bem complexo para se escrever, porém é um assunto que me interessa muito.

 07- Com o vão os seus outros projetos?Eles poderam ser incluidos em novas versões de songbooks?

HM: Com certeza!!Acabei de gravar o cd com meu projeto Remove Silence, junto com Fabio Ribeiro, Ale Souza e Edu Cominato, inclusive em breve estará disponível para todos, neste momento estou terminando o segundo Cd do henceforth e começando a preparar as músicas para o segundo Cd do Andre Matos, ou seja quando der uma acalmada nas coisas vou parar para fazer mais um songbook.

08- Quais os planos para o futuro?

HM: Como falei na questão acima tem bastante coisa acontecendo no momento, em Janeiro irei para Europa com a banda Andre Matos, para uma tour junto com o Edguy, além dos shows que teremos por aqui no Brasil até o final do ano, por isso quem estiver interessado é só ir ao nossos sites e conferir tudo certinho.

09- O que você tem ouvido atualmente?

HM: Muitas coisas, sou um músico que procura ouvir o que gosto independente do estilo.Neste momento algúns cds que tenho escutado bastante são o Third, do Portishead, gostei do novo trabalho do Metallica, o Remove Silence que ainda não saiu(rs), Era Vulgaris do Queens of the stone age, etc.

10- Muito Obrigado pela entrevista! Por favor deixa uma mensagem aos visitantes do Guitar Clinic.

HM: Eu que agradeço o espaço e espero que os leitores gostem dest meu novo trabalho ( Blood Strings) e que qualquer dúvida ou sugestão é só escrever para management@hugomariutti.com. Mais uma vez agradeço a oportunidade. Um Abraço

Hugo Mariutti

Maiores informações em: www.hugomariutti.com

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

