Review: Andre Matos e Hangar – Porto Alegre (14/12/2008)


Por Lucas Steinmetz
14/12/2008

O Natal de 2008 trouxe um presente especial para os headbangers brasileiros. Produtores se uniram para realizar o Metal Christmas, unindo as bandas Hangar e Andre Matos em diferentes capitais do país. Em Porto Alegre, uma casa quase lotada apreciou ótimos shows com alguns imprevistos inimagináveis de horários, que infelizmente prejudicou o festival, mas não desvalorizaram sua qualidade.

A banda Hangar, formada na capital gaúcha em 1997, traz o atualmente o excelente álbum “The Reason Of Your Conviction” e apresentou-se pela primeira vez na cidade com a nova voz da banda, Nando Fernandes. Completando o time, Eduardo Martinez (Guitarra), Nando Mello (Baixo), e os renomados membros (ou ex-membros?) do Angra Fábio Laguna (Teclado) e o mitológico Aquiles Priester (Bateria).

O polêmico Andre Matos (ex-Viper, Ex-Angra, Ex-Shaaman) passa agora por um período desafiador em sua carreira. Liderou as maiores bandas de Heavy Metal do Brasil e segue agora em carreira solo junto com o menino prodígio Eloy Casagrande (Bateria), André Hernandez (Guitarra) e seus ex-companheiros de Shaaman Hugo Mariutti (Guitarra), Luís Mariutti (Baixo) e Fabio Ribeiro (Teclado).

A abertura dos portões do Manara Bar estava prevista para as 19 horas e alguns fãs já garantiam lugar na fila logo no início da tarde. Um show de abertura seria feito pela banda gaúcha Magician, se não fossem por falhas não esperadas da parte da equipe das bandas. Uma leve indignação foi presenciada na fila após duas horas de atraso na abertura, que até então não tinha sido esclarecido ao público. Eu pude presenciar alguns fãs (e, principalmente, pagantes) indo embora antes mesmo de começar os shows por motivos de vestibular na manhã seguinte. Obviamente, o problema em questão foi ainda mais acentuado pelo fato do show ser em um domingo à noite, véspera do dia útil mais ativo de maioria da população.

Passando das 22 horas, os portões finalmente abriram, com a notícia de que a banda Magician não se apresentaria mais, pois não tiveram tempo de fazer passagem de som, e a mesma levaria mais uma hora de atraso na programação.

Tardando, mas sem falhar em nada, o Hangar subiu ao palco para um show esmagador! A aprovação do público ao novo vocalista foi de 100%. A banda mostrou ao vivo a competência que transmite no CD. A famosa máscara de polvo de Aquiles em destaque na bateria, deixava todos ansiosos pelo esperado solo. Aquiles fica sozinho no palco, com a monstruosa máscara, fazendo as paredes tremerem em uma demonstração louvável de técnica e velocidade.
O Hangar encerrou sua excelente apresentação com um verdadeiro presente de natal. Durante aproximadamente 10 minutos, a banda apresentou trechos de diversos sucessos do Iron Maiden, como “Wasted Years”, “2 Minutes to Midnight”, “Revelations”, “Fear Of The Dark” e “The Number Of The Beast”.

Passando da meia-noite, e com uma rápida troca de instrumentos, a banda Andre Matos subiu ao palco sem muita cerimônia com “Letting Go” (considerada por muitos como a nova “Carry On”). André teve alguns problemas no microfone logo no início da apresentação.

É notável que Andre Matos é um dos maiores nomes do Metal nacional atualmente pela carga que traz de todas as bandas da qual já liderou. E grande maioria dos fãs consideram essa como a sua melhor fase, principalmente por incluir em seus shows os maiores sucessos de sua carreira em todas as fases.

Na execução de “Living For The Night” e “A Cry From The Edge” (ambos do Viper). Andre demonstrou um enorme respeito ao público, convidando o vocalista da banda Magician, Dan Rubin, a dividir o palco com ele em um dueto excelente. A Magician tem apreço de muitos porto-alegrenses e a participação de Dan preencheu parte do cancelamento do show da banda.

Entre grandes sucessos, vieram “Angels Cry”, “Fairy Tale”, “Rio”, “Distant Thunder”, “Nothing To Say”, “Lisbon” e “Carry On”. O encerramento ficou a cargo da recente e belíssima “Endeavour”, finalizando apenas com Andre nos teclados e a voz do público.

Apesar dos pesares, bandas e produção do evento estão de parabéns pela qualidade. Sobre o atraso do evento, a equipe de uma das bandas deveria ter chegado na cidade de Porto Alegre às 14 horas, mas só chegou às 18, causando problemas principalmente para a produtora do evento, sobre quem caiu toda a culpa.

A banda Magician disponibilizou em seu site oficial explicações sobre o cancelamento do show de abertura.
A produtora Abstratti, também se pronunciou sobre o evento.
Ambas explicações podem ser vistas no link abaixo:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMs…

Vídeos do show podem ser encontrados na pagina abaixo:

http://br.youtube.com/user/moitarock

fonte: http://www.novometal.com/emacao/exibir.php?id=173

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s