Blues, o pai do rock


Com disco novo na agulha ("Mentalize"), o cantor de heavy metal Andre Matos faz as vezes de bluesman e se apresenta hoje, ao lado de gaitista paulista Vasco Faé, no projeto Oi Blues By Night

Com postura nobre, peito alto e olhar desafiador, de herói épico. A figura do cantor, compositor e músico Andre Matos não muda, ainda que o cenário que o cerca e os pares que o acompanham nem sempre sejam os mesmos. Um dos principais nomes do heavy metal brasileiro, respaldado no País e fora dele, Matos já passou por Viper, Angra e Shaaman, três bandas que se notabilizaram por um tipo de música que trabalha o metal sob influências da música erudita e progressiva. Em 2006, o cantor partiu para carreira solo, e lançou o elogiado "Time to be free", no ano seguinte.

Na próxima semana, chega às lojas "Mentalize", seu segundo álbum solo, mais uma vez numa combinação de heavy metal, rock progressivo e música erudita. Hoje, em Fortaleza, o cantor se apresenta numa vibe bem diversa. Andre Matos se apresenta com o gaitista Vasco Faé no projeto Oi Blues by Night. Aqui nada de seu repertório de heavy metal. Matos canta blues e se faz acompanhar não por guitarras ultra-velozes, mas pela gaita chorosa, sedutora e rebelde, típica do blues. Para quem acha estranho, lembro que Paul Stanely (Kiss) já disse que não é possível estar nessa de heavy metal sem conhecer o blues.

Encontro marcado

"Cresci ouvindo blues, porque meus pais gostavam bastante, mas foi um caminho pelo qual nunca tinha enveredado. Sempre fiquei mais com a música clássica, a world music e o rock pesado. Quando o trabalho com o Faé rolou, aí eu vi que já tinha aquilo no ouvido. Então a coisa fluiu muito naturalmente", explica Andre Matos.

O cantor conheceu Vasco Faé em 2005. No mesmo dia, rolou uma "jam session" num pub de São Paulo. Apesar da relutância inicial de Andre Matos, uma parceria foi sendo construída: primeiro com a gravação de um DVD ao vivo da Irmandade do Blues, banda da qual Faé faz parte, em que Matos canta "Rock n´ Roll", do Led Zeppelin; e agora com esta miniturnê que acontece apenas no Nordeste. Em Fortaleza, a dupla se apresenta acompanhada pelo Felipe Cazaux Trio, um dos principais nomes da cena de blues no Ceará. Como banda de abertura, os cearenses da Puro Malte.

O show abre a programação da edição deste ano do projeto Oi Blues By Night, dedicado ao gênero que é um dos pilares da música negra norte-americana, mas que encontra entusiastas em todo o mundo. Na seqüência, se apresentam na cidade John Primer (18/9), Lancaster e Marcelo Naves (30/10) e Billy Branch e Carlos Johnson (27/11).

Intercessão

Para sua estréia no blues, Andre Matos escolheu um bom guia. Vasco Faé já percorreu uma estrada longa no gênero. Toca com a Irmandade, já soltou dois álbuns solos ("Saudações", de 2003, e "Manoblues", de 2006), integrou os já tradicionais Blues Etílicos e, em parceria com Andreas Kisser, tocou com meio mundo além da cena bluesy – de Caetano a Pitty. Com Andreas, aliás, se apresentou em Fortaleza, pelo mesmo projeto Oi Blues By Night.

Com o "novato" Andre Matos, Faé apresenta um show com um pé no rock. Além de composições próprias, como "I got the blues", ele apresenta versões como "Superstition", do soul/funk de Stevie Wonder, e "Rock n´ Roll", do Led. "As primeiras bandas de rock pesado tinham muito de blues. Afinal, ele é o pai do rock", brinca Matos.

ROCK
"Mentalize"
Andre Matos
R$19,90
13 Faixas
2009
Azul Music

"Depois de cinco meses gravando, mixando, respirando o disco, vir para o Nordeste tocar blues é um pouco como estar de férias. É um respiro, antes de embarcar em turnê", comenta André Matos. O disco em questão está pronto, e em pré-venda no site da gravadora (www.azulmusic.com.br). "Mentalize" sai no próximo dia 15, e poderá ser adquirido em cópia física (CD) e digital. Trata-se do segundo trabalho solo de Andre Matos, após o elogiado "Time to be free" (2007). Produzido por Sascha Paeth e Matos, com a co-produção de Corciolli, o álbum traz 12 faixas (além de um bônus exclusivo para a edição brasileira – "Don´t Despair"), e segue a linha do álbum anterior. Os elementos são os mesmos (metal, música clássica e "world music"); a combinação não. Canções como "Shift the night away" e "The Myriad" revelam uma banda mais amadurecida, afinada e solta que no disco anterior. É a tal da "evolução", que os músicos tanto perseguem. (DR)

Mais informações
Oi Blues By Night 2009 – show com o cantor André Mattos e o gaitista Vasco Faé, às 22 horas, no Acervo Imaginário (Rua José Avelino, 226, Praia de Iracema. Abertura: Puro Malte (CE). Preço: R$ 20 (no local). Contato: (85) 3212.1627 / 3221.4894

DELLANO RIOS
repórter

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=665718

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s