Iron Maiden & Shaman – São Paulo – 17/01/04 – Pacaembú


 
Por Fábio Elsas


Chegou o grande dia. Além de assistir a mais um show do Iron Maiden (que é sempre Iron!), São Paulo teria a oportunidade única de assistir a uma apresentação de um dos maiores nomes do metal nacional como “aquecimento”. Particularmente para mim este dia foi motivo de uma alegria especial, pois, como muitos sabem, toco com o Hugo e com o Luis no Henceforth, sendo que comecei a tocar com o Hugo quando tínhamos 15 ou 16 anos. Um grande caminho foi percorrido até que ele chegasse ao palco do Pacaembu nesta data mais que especial, e fiquei muito feliz por poder testemunhar!

Chegamos ao estádio cedo, por volta das 17:00, para que pudéssemos pegar um bom lugar nas cadeiras descobertas. Usando binóculos, pude ver a equipe de palco do Shaman (Rona, Rogério, Guilherme, etc…) montando todo o equipamento da banda. Infelizmente não houve uma passagem de som decente, e isso viria a prejudicar um pouco o Shaman, principalmente no começo da apresentação.

Pouco depois das 20:00 as luzes do estádio (a esta altura bem cheio) se apagam e ouvimos, ao longe, a introdução “Ancient Winds”, seguida por “Here I Am”. Foi incrível olhar para a pista e ver a público vibrando daquela maneira, nem parecia que eles estavam abrindo um show para o Maiden. A banda se mostrou segura (resultado do grande número de shows da tour do “Ritual”) e cheia de energia. André Matos, ao entrar no palco, foi ovacionado pelo público mostrando que realmente é um dos grandes ídolos do metal brasileiro.

Finalizada “Here I Am”, o público gritava em uníssono: “Aumenta! Aumenta! Aumenta!”, e isto surtiu resultado, a partir da terceira música (“Distant Thunder”) o som melhorou gradualmente. Tocaram ainda “Time Will Come”, “For Tomorrow”, “No More Tears” do Ozzy (o estádio quase veio abaixo!), “Fairy Tale” e “Carry On”. Boa parte do público cantou as músicas com a banda, e a cada música a banda era muito aplaudida. André Matos conduziu muito bem o público (como sempre), com muita humildade e reverência à “atração principal” da noite.

Enfim, o Shaman foi uma excelente escolha para abrir para esta verdadeira lenda que é o Maiden. E, pra completar, após o show do Iron o Hugo me ligou dizendo que tinha algo para mim (fã confesso da fase “áurea” do Maiden): uma das munhequeiras de um dos meus maiores ídolos/influências: Nicko McBrain!

http://www.heavymetalbrasil.net/shamaniron.htm

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s