Orquestra Metal


 

André Matos e Orquestra Contemporânea do Ceará movimentam hoje a barraca Master Beach, na Praia do Futuro. A apresentação faz parte do Festival Ceará InRock.


12 Dez 2009 – 01h08min

 
O heavy metal nacional nunca esteve tão próximo da música clássica. E o vetor dessa união responde pelo nome de André Matos, uma das maiores referências no estilo em todo o País. Recentemente, ele estrelou o papel principal da ópera rock Tommy, do The Who, em uma nova montagem da Banda Sinfônica Jovem e Coral Jovem de São Paulo.

Agora, ele se junta ao maestro Alfredo Barros e à Orquestra Contemporânea do Ceará, formada por alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e de fora da academia, para uma apresentação que gerará, inclusive, um DVD. O próprio cantor tem no currículo trabalhos como maestro. Ele é formado em regência e composição na Faculdade Santa Marcelina (SP) e, desde os 13 anos, quando fez sua primeira apresentação, divide-se o rock e a música clássica.

De fato, paralelamente à atuação, dentro de seus 25 anos com Viper, Virgo, Angra e Shaaman, bandas comumente rotuladas como uma mistura de symphonic power metal e do heavy metal tradicional, ele acumulava as funções de compositor, arranjador e cantor lírico. "Sempre procurei dirigir meu trabalho para uma coisa mais sinfônica", afirmou André. Segundo ele, o show em Fortaleza é, portanto, um grande sonho que se realiza.

Apesar da combinação entre rock e música clássica não ser propriamente uma novidade, visto o sucesso do álbum gravado pelo Metallica em 1999 com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, iniciativas do tipo são ainda algo raro no Brasil. "Eu mesmo já fiz outras apresentações com orquestras. Mas será a primeira vez com a minha banda. E a qualidade dos arranjos também tem de ser ressaltada. Muita gente faz shows assim só por fazer", explica.

O maestro Alfredo, por sua vez, também se mostra animado. "O André Matos faz um heavy metal da maior qualidade, com harmonias bonitas e uma imensa inventividade", afirma. Como conta, a Orquestra precisou apenas de um mês para organizar o repertório.

"A produção dele entrou em contato com um aluno nosso procurando saber se ele conhecia algum grupo interessado nesse projeto. Como temos uma proposta experimental, ele nos indicou e, a partir daí, eles mesmos se encarregaram de fazerem os arranjos", revela Alfredo. Sobre a intersecção entre erudito e popular, o maestro se diz aberto. "Não temos essa linha que divide a música popular da clássica. Música é música", diz.

SERVIÇO

CEARÁ INROCK – Show de André Matos, com a participação da Orquestra Contemporânea do Ceará, regida pelo maestro Alfredo Barros. Abertura: MindFlow (SP). Participações locais: My Fair Lady, Thrunda, Zenóis, Cross of Fear, Nós Somos Nós e Roadsider. Hoje (12), a partir das 19h, na barraca Master Beach (avenida Zezé Diogo, 5461 – Praia do Futuro). Ingressos: R$ 20 (estudante) e R$ 25 (social) + 1kg de alimento ou 1 livro. Pontos de venda: Lojas Mangue (Av. Monsenhor Tabosa, 200), Cinéfilos Videolocadora (Av. 13 de Maio, 2335), Planet CDs (Galeria Pedro Jorge, Centro) e banca Cantinho do Iguatemi (no Shopping Iguatemi). Outras info.: www.cearainrock.com/festival

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

One thought on “Orquestra Metal

  1. karll says:

    Eu como componente deste grupo, posso dizer que é o grupo que mais tive orgulho em toda a minha vida de está particpando como instrumentista, claro depois da Orquestra Sinfonônica Jovem de Maranguape – Ceará.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s