Irmandade do Blues ao vivo


Por Nathalie Delahousse | Em 03/12/09
 

São poucas as bandas que podem se orgulhar de manter a formação original após mais de uma década. Ainda mais em se tratando de uma banda de blues, um gênero que apesar de antigo, tem poucos representantes no Brasil. Unindo o útil ao agradável, a Irmandade do Blues chega aos seus 13 anos de estrada lançando um CD e um DVD ao vivo com direito às participações mais do que especiais de Andreas Kisser (Sepultura) e Andre Matos (ex-Angra e ex-Shaman). O que seria impensável para alguns, acabou resultando em uma grande parceria.

 

Para quem não está familiarizado com o som da banda, a Irmandade não é apenas uma banda de blues. Vasco Faé (guitarra, gaita e voz), Edu Gomes (guitarra), Sílvio Alemão (baixo) e Fernando Lóia (bateria) são responsáveis por uma mistura eletrizante de blues e rock com algumas pitadas da black music da década de 70. Mistura esta, que é evidente por exemplo em “Boom Boom” (clássico de John Lee Hooker) que na versão da Irmandade ganhou os riffs de “Black Night” do Deep Purple.

Apesar destes 13 anos, e de mais de 600 shows em vários estados do Brasil, a Irmandade só havia lançado dois álbuns. O primeiro, “Veneno” saiu em 1996 pela Eldorado, mas encontra-se fora de catálogo. No track list, composições próprias como “Give It Up” e “Lose Your Mind Away” e versões explosivas para clássicos do blues como “Highway 49" (Chester Burnet), “Mean Old World” (Walter Jacobs), “Crossroads” (Robert Johnson) e “I Gotta Woman” (Ray Charles). Passaram-se 11 anos até que a Irmandade lançasse em 2007 seu segundo álbum, “Good Feelings”, que trouxe mais composições próprias (9 ao todo) e versões surpreendentes de “Mercedez Benz” (Janis Joplin), “Feelin’ Alright” (de Dave Mason/Traffic, conhecida na voz de Joe Cocker), além das tradicionais “Southbound Train” (Big Bill Broonzy) e “Line’ M”, uma ‘worksong’ de domínio público.

O CD e o DVD, gravados no teatro do SESC Santo André em junho de 2008, estão sendo lançados pela gravadora RWR, com distribuição pela Universal. A gravação foi responsável pela junção do repertório dos dois álbuns da banda, agora com o reforço de André Matos em “Mercedes Benz” , “I Got The Blues” e “Rock and Roll” (sim… a do Led Zeppelin) e Andreas Kisser em “I Got The Blues”, “Boom Boom”, “Feelin’ Alright” e “Rock and Roll”. Vasco e Andreas já tocam juntos em outros projetos, mas a parceria com Andre deu tão certo que os dois foram convidados para uma série de shows para o projeto Oi Blues By Night.

Eu estive na gravação do DVD e posso dizer que o clima foi muito bom. Era possível sentir o entusiasmo, a energia entre os músicos e a receptividade do público, que já acompanha a banda por todos estes anos.

O DVD chegou às lojas com preço médio de R$34 enquanto o CD custa em média R$22, lembrando que o DVD traz além de um making of (com entrevistas e cenas dos bastidores da gravação), 3 músicas a mais que o CD.

Track list do DVD:
01) Give It Up
02) I’m Moving
03) Line’M
04) Highway 49
05) Mean Old World
06) When I Be Back
07) Crossroads
08) Lose Your Mind Away
09) Good Feelings
10) South Bound Train
11) Mercedez Benz
12) I Got The Blues
13) Boom Boom
14) Feelin’ Alright
15) I Got A Woman
16) Rock And Roll

fonte: http://whiplash.net/materias/dvds/099446-irmandadedoblues.html

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s