Entrevista com Andre Matos – CearaInRock


 
Andre, como está a expectativa para estes shows no Nordeste?

Serão os últimos shows de encerramento do ano, e com grandes novidades. Estamos tocando a maior parte das músicas do novo CD Mentalize, que acabou de sair no Brasil. No caso de Fortaleza, a surpresa é ainda maior, pois tocaremos acompanhados de uma orquestra sinfônica pela primeira vez. Serão feitas imagens e gravações que provavelmente entrarão em nosso primeiro DVD. Também os demais shows serão gravados, com a mesma finalidade.

Como tem sido a recepção a seu novo álbum, Mentalize? Você consegue enxergar hoje uma evolução em relação ao “Time to be Free”?

Mentalize é uma evolução de Time To Be Free. Com o primeiro disco, reconquistamos nosso espaço na cena nacional e internacional. O segundo veio para fortalecer essa conquista. Estou realmente surpreso com a aceitação de Mentalize.Parece que era justamente o que todos estavam esperando.

Com essa onda de downloads ilegais, como você acha que o músico do século XXI irá sobreviver?

Quem prima pela qualidade e originalidade sempre sobrevive. Não tememos tanto essas mudanças, pois temos uma legião de fãs fiéis. Mas claro, sempre temos de prezar esses fãs e estar presentes onde quer que eles estejam!

 
Um dos shows desta mini tour no Nordeste é em Teresina… E será o primeiro show lá com sua banda solo. Qual a expectativa para este show, e o que os fãs podem esperar?

Estive recentemente em Teresina como convidado em um projeto de blues – e daí nasceu a idéia de retornar brevemente, com a banda. É uma das capitais mais ativas do Nordeste em termos de rock. A expectativa é grande para essa apresentação. Estamos levando um show completo. Já confirmamos a nossa presença na capital piauiense, onde aterrisaremos na própria sexta-feira, dia do show. Já estaremos na região Nordeste desde o meio da semana, fazendo um extenso trabalho de divulgação e promoção. Tenho certeza de que será um show inesquecível e estou bastante ansioso por reencontrar nosso público do Piauí e repetir as grandes apresentações do passado em Teresina.

E o show de Fortaleza? Os fãs do Brasil ficaram surpresos com o anúncio da participação de uma orquestra no show no CearaInRock…Como vai ser esta participação?

Creio que vá haver gente do país inteiro em Fortaleza, para esse incrível festival. A iniciativa foi corajosa: e é disto que a cena do rock pesado mais precisa. Quebrar tabus e preconceitos, conquistando cada vez mais espaço. Me sinto honrado em participar de um evento desse porte no Brasil.

A orquestra ensaiou alguns clássicos da minha carreira – e não faltarão também músicas do Time To Be Free e Mentalize, em versão orquestral. Será imperdível.

E todos aqueles que estiverem presentes poderão um dia dizer: eu estive lá!

 
E Recife? Recentemente, em conversa com Joâo (Blackout Discos) ele contava sobre o primeiro show de Hugo Mariutti, que foi no primeiro show do Shaman, que foi em Recife. Como é a relação de vocês com a cidade?

Recife sempre foi uma cidade especial, um ponto de partida. É um dos grandes polos multiculturais do Brasil. Já fiz inúmeros shows em Recife ao longo da carreira, até mesmo na época do Viper. Temos grandes amigos e seguidores em Pernambuco. É sempre como voltar à própria casa. Estar no Recife traz um significado único para todos nós, por motivos diversos.

Deixe um recado para os fãs do Nordeste…

O Nordeste, ao contrário do que alguns pensam, é uma região onde a música de qualidade é idolatrada.

Para nós é sempre desafiador e excitante tocar no Nordeste – pois ali existem fãs verdadeiros.

Temos muito respeito pelo público nordestino e sempre fazemos o possível e o impossível para marcar presença a cada lançamento, a cada turnê. No mais, só me resta dizer: até o fim de semana que vem! Nos encontramos em Teresina, Fortaleza e Recife! Espero todo mundo nesses shows, sem exceção.

E vamos juntos incendiar o Nordeste!

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s