Irmandade do Blues – CD & DVD


 

Chegou às lojas o novo DVD e o CD Irmandade do Blues "Ao Vivo"  com participações de Andreas Kisser e Andre Matos, gravado no Teatro do SESC Santo André no segundo semestre de 2008. A banda Irmandade do Blues, formada por Vasco Faé (gaita, voz e guitarra), Edu Gomes (guitarra), Silvio Alemão (baixo) e Fernando Lóia (bateria), se caracteriza pela inquietação e criatividade em seu trabalho autoral, desconstrói e recria grandes clássicos do Blues e suas variantes, com peso, requinte e muita personalidade, tendo já realizado mais de 600 apresentações em vários estados do Brasil.

"É um DVD fiel ao som que fazemos nos shows e nos CDs, uma mistura equilibrada dos dois CDs que lançamos (Veneno 1996 e Good Feelings 2007) somada a experiência que ganhamos. E gravar isso em Santo André, terra onde o Blues se consolidou após o festival de Ribeirão Preto na década de 80, foi muito importante, pois além do Irmandade do Blues ter nascido em Santo André, mais especificamente no saudoso bar "Jazz’n Blues", foi nesse mesmo local que as principais bandas de Blues nacionais também despontaram nas décadas de 80 e 90. Então é uma honra ter levado esse público tão inteirado no assunto em um local como o SESC Santo André, que tanto apóia a cultura", comenta Vasco Faé sobre o lançamento.

"Em Good Feelings fizemos um trabalho mais autoral: gravamos oito composições do Vasco Faé e uma minha", conta o guitarrista Edu Gomes. Além disso, a banda apresenta versões para clássicos do blues, rhythm & blues, soul, funk, rock e outros ritmos que influenciam o trabalho do Irmandade do Blues. No set list, novas roupagens para canções como Mercedes Benz (Janis Joplin), Feelin’ Alright (música de Dave Mason/Traffic, conhecida na voz de Joe Cocker), Rock’n Roll (Led Zeppelin)entre outras.

"Sinto que regravar várias das musicas que gravamos em 96 foi uma experiência maravilhosa. Músicas como Mean old world (Walter Jacobs) onde o Edu faz um dos melhores solos que faz em minha opinião, Crossroads (Robert Johnson), onde pude reinterpretar o solo de microfonia, é de fato uma segunda oportunidade, e somar isso ao repertório de Good Feelings é podermos expor o equilíbrio de nosso trabalho." diz Vasco Faé.

Graças a esse mix de influências e referências pessoais dos integrantes da banda, eles preferem definir o seu estilo musical como bluesy. "Não fazemos um blues tradicional. Na verdade, a gente faz uma mescla de vários influências.", explica o guitarrista Edu Gomes. "Também tocamos tradicionais como ‘Southbound Train’ (Big Bill Broonzy), ‘Line’m’ (Tradicional) que é uma worksong daquelas de penitenciária, mas também aprendemos com o tempo a transferir nossa capacidade de montar arranjos para clássicos, para as nossas próprias músicas o que resultou num segundo CD mais autoral que o primeiro, o que pudemos somar no DVD Ao Vivo que estamos lançando" acrescenta Vasco Faé.

Conjunto de experiências
Nos anos em que ficou longe dos estúdios, após o lançamento do primeiro CD – Veneno, em 1996 –, o grupo acabou tocando projetos paralelos: entre outros trabalhos, Vasco Faé (gaita, guitarra e voz) passou pelo Blues Etílicos, Edu Gomes (guitarra) tocou na banda de André Christovam, Sílvio Alemão (baixo) produz festivais pelo país e Fernando Loia (bateria) montou uma bem-sucedida banda de rock (Tilt)

Porém, eles nunca deixaram de se encontrar, como explica Edu Gomes: "Continuamos fazendo alguns shows durante o ano e estávamos sempre fazendo parcerias em trabalhos solo. O Vasco fez uma participação no meu trabalho solo e eu também toquei no dele. A gente sempre esteve em contato. Aí, bateu a saudade e resolvemos juntar todas essas experiências para montar um disco novo, com um pouco de cada um. Podemos dizer que Good Feelings é um retrato vivo de todos estes anos de estrada", "é como um bom vinho, envelhecido por dez anos" finaliza Vasco Faé

créditos: http://www.irmandadedoblues.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=27

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s