Entrevista com Hugo Mariutti


Hugo Mariutti: Influências, equipamentos, bandas e projetos

By

Rock Way

Published: 15 de março de 2010Posted in: Destaque, Entrevistas

 

Confira a entrevista realizada com o incansável guitarrista  HUGO MARIUTTI das bandas André Matos, Henceforth e Remove Silence.

Hugo, muito obrigado pela entrevista ao Rock Way. Como surgiu o seu interesse pela música, em especial pela guitarra?

Hugo Mariutti: Eu comecei a tocar guitarra em 1989, por influência do Luis ,meu irmão que já tocava baixo, porém desde cedo sempre gostei muito de escutar música, principalmente Rock e Metal. Neste mesmo ano de 1989 , tive minha primeira aula de guitarra com um grande professor e guitarrista Marcelo Araújo, que tocava junto com o Luis na banda Firebox, depois disso acho que foi natural seguir fazendo isto da minha vida.

Quais suas principais influências e oque anda ouvindo hoje em dia?

Hugo Mariutti: Como guitarrista o meu maior ídolo é o Randy Rhoads, porém gosto de muitos guitarristas de estilos diferentes como Steve Rothery, Johnny Grenwood, Trevor Rabin, James Hetfield, entre outros. Escuto muitas coisas diferentes, pois acho isso indispensável para um músico ter referências na hora de escrever uma música, ou conhecer timbres diferentes, estilos diferentes.Nestes últimos tempos tenho escutado muito Portishead, Jeff Buckley, Richard Ashcroft, etc. Gostei bastante também do último cd do Porcupine Tree.

Falando um pouco mais de guitarra, qual sua formação e o que anda estudando?

Hugo Mariutti: Eu tive dois professores em toda minha vida que foram o Marcelo Araújo e o Andre “Zaza” Hernandes. Aprendi muito mesmo com eles, pois são excelentes professores, além de serem grandes guitarristas. Hoje em dia passo a maior parte do tempo escrevendo, gravando e mixando músicas que são coisas que gosto muito de fazer. Fiz cursos nesta área de engenharia de som, além de ter trabalhado com muitos profissionais de nome como Sascha Paeth, Roy Z, etc. Isso me ajuda muito na hora de entrar no estúdio, timbrar a guitarra aovivo, e acho extremamente importante um músico ter estes conhecimentos. Acho que a hora em que você mais aprende algo é em uma tour, pois além de tocar todos os dias, pode conhecer músicos diferentes, lugares diferentes que te ajudam muito a evoluir no instrumento.

 Comente sobre o equipamento que está usando atualmente …

Hugo Mariutti: De guitarras uso as minhas Gibson SG, Flying V, Xplorer e uma Fender Stratocaster; Amplificadores mesa Boogie Dual Rectfier com caixas Marshall e Mesa Boogie; Meus encordoamentos são da Elixir já faz muito tempo.Para gravação uso 0.12 afinado no tom e ao vivo 0.11 também no tom; Meus cabos também são da Elixir e meus efeitos são muitos. Tenho um novo da NIG que o Flanger/Phaser que é um pedal muito legal, pois tem muitas opções de sons diferentes. Tem está lista que são os outros que uso ao vivo e em estúdio:

Tremolo -TR-2 Boss
Chorus Small Clone- Electro Harmonix

Line Selector LS-2 Boss
Phaser- Phase 90-MXR

Delay Modeler-Dl4-Line6
Filter Modeler-FM4-Line6
Cry Baby-D’unlop
Whammy Digitech
Volume Pedal-Ernie Ball
Dual Drive NIG
Amp Simulator NIG
The Weapon Digitech
Brian May Red Special Digitech

Após muito tempo com HENCEFORTH, apareceu uma grande oportunidade no SHAMAN. Como foi para você, que já tinha um certo reconhecimento na cena Heavy Metal underground, integrar uma banda que já nasceu com muitos fãs no mundo inteiro ?

Hugo Mariutti: Acho que foi um desafio muito legal para mim, pois tive a chance de mostrar meu trabalho para um número bem maior de pessoas.Tocava em bares desde 1991, ou seja não foi de uma hora para outra que as coisas aconteceram, porém procurei me dedicar ao máximo, como sempre faço, para merecer estar na mesma banda que o Andre, Luis e o Fabio.

O que realmente aconteceu com o SHAMAN ? Realmente existiu uma disputa pelo nome da banda entre vocês (André, Luís e Hugo) e o Ricardo ?

Hugo Mariutti: Não gosto de falar destes assuntos, pois já lançamos dois CDs de sucesso depois disso, porém é só ver que estamos eu, Fabio, Andre e Luis tocando juntos. Toda equipe continua trabalhando com a gente,ou seja acho que isto é suficiente para mostrar os fatos. Sobre a disputa pelo nome deixo com nossa advogada que esta cuidando de tudo da melhor maneira possível.

Existe algum relacionamento entre vocês e o Ricardo hoje em dia ?

Hugo Mariutti: Nenhum.

Hugo, como está o REMOVE SILENCE, que tem uma sonoridade e estilo totalmente diferente de seus trabalhos anteriores ?

Hugo Mariutti: O Remove Silence está divulgando seu primeiro cd, Fade, que realmente tem uma sonoridade bem diferente dos meus outros trabalhos, a começar pelos vocais, pois eu também canto na banda, o que é uma novidade para mim. Assinamos um contrato com a empresa de management alemã CMC, temos nosso vídeo clipe na MTV, ou seja as coisas estão acontecendo de uma forma bem rápida para um primeiro trabalho. Em breve estaremos fazendo shows e quem quiser conferir a banda:  www.myspace.com/removesilence

Como está a agenda do REMOVE SILENCE ?

Hugo Mariutti: Agora que estamos organizando a agenda deste ano, pois tivemos bastante trabalho para criar, mixar, produzir, lançar o cd. Acredito que em breve teremos algumas datas para anunciar os shows de lançamento. No ano passado fizemos algumas apresentações e este ano daremos seqüência a isso.

Existe algum projeto de trabalho solo instrumental ?

Hugo Mariutti: Eu acho que não tenho o perfil para este tipo de trabalho, pois existe uma grande diferença para escrever uma música para ser cantada e uma música típica de guitarra instrumental. Como não escuto muita música este tipo de música instrumental, não tenho tanta facilidade para escrever desta maneira, porém quem sabe um dia eu tente fazer algo, mas no momento não penso muito nisso, alem do mais já tenho 3 bandas que me tomam todo tempo disponível.

Sobre a banda André Matos, algum material novo vindo por aí ?

Hugo Mariutti: Acabamos de lançar o CD Mentalize, que é o segundo trabalho da banda, e estamos em tour para divulgá-lo. O cd está sendo muito bem recebido, principalmente na Europa, onde está esgotado em alguns lugares e todas as críticas, inclusive do Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, tem sido fantásticas. Este ano teremos muitos shows pelo Brasil, América Latina, Europa, Japão, etc.

Hugo, um recado para os fãs …

Hugo Mariutti: Só temos a agradecer aos fãs, pois sempre estão do nosso lado, comprando CDs, indo em shows, votando nas pesquisas. Nós somos muito agradecidos a isso, por isso eles podem ter certeza que sempre estaremos fazendo nosso melhor nos shows, CDs, etc.

fonte: http://www.rockway.com.br:80/index.php/2010/03/hugo-mariutti-influencias-equipamentos-bandas-e-projetos/

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

