Remove Silence: Fade


Por Ben Ami Scopinho | Em 19/03/10

Ainda que fossem apenas planos, foi somente em 2007 que o Remove Silence adquiriu contornos de uma banda real, quando o ocupadíssimo Hugo Mariutti (guitarra) enfim achou tempo para unir forças com Fábio Ribeiro (teclados), Alexandre Souza (baixo e voz) e Edu Cominato (bateria e voz) para um projeto musicalmente bastante distinto do apresentado pelo mercado atual, mas com uma qualidade digna de pessoas que já tocaram com nomes como Angra, André Matos, Tempestt, Jeff Scott Soto e por aí vai.

Nota: 7

 

"Fade" chega ao mercado através da Dynamo Records e conta com três de seus músicos dividindo o microfone e se saindo bem na empreitada. Isso, somado ao fato de o disco ter como principal característica a complexidade da construção de suas canções, que exploram uma vasta gama de sonoridades – há muita distorção metálica, lances de Rock Progressivo e uma enxurrada de efeitos eletrônicos – termina por conferir ao repertório uma aura bastante alternativa e geralmente sorumbática.

É claro que seus músicos, tão experientes, procuram manter tudo relativamente costurado para impor alguma unidade ao longo da audição. E como esta viagem musical recheada de climas atormentadores possui faixas muito distintas entre si, cada ouvinte encontrará suas preferidas. Por ora, este escriba confessa que tem apreciado muito a ‘mezzo’ dançante “Fade”, a crescente balada “Where Will The Children Live” e, por fim, a pesada e densa “Ministry Of Ghostland”.

O processo de criação, desde a composição, gravação e até a concepção das imagens do encarte, envolveu cada um de seus músicos, o que explicita ainda mais a necessidade de o Remove Silence em se expressar de uma forma mais artística. O resultado é um "Fade" tão multifacetado que, mesmo se encaixando no termo ‘ Rock‘, fatalmente está longe de ser acessível ao grande público. O que, para muitos, não é um problema, certo? Confira e tire suas próprias conclusões.

Contato:
http://www.removesilence.com
http://www.myspace.com/removesilence

Formação:
Hugo Mariutti – voz e guitarra
Ale Souza – voz e baixo
Fábio Ribeiro – teclados e sintetizadores
Edu Cominato – bateria

Remove Silence – Fade
(2009 / Dynamo Records – nacional)

01. The End Has Begun
02. Fade
03. Pressure
04. Dirty Ashtrays
05. Fast Turnover
06. Where The Children Live
07. Ministry Of Ghostlands
08. Black Again
09. When the Madness Fills The Space
10. Out Of Time
11. Dream Brother

fonte: http://whiplash.net/materias/cds/104714-removesilence.html

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s