Clássicos do Rock II (Teatro do SESI, Porto Alegre, 27/06/10)


Fotos: Lucas Steinmetz (Moita)
Redação: Lucas Steinmetz (Moita)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizou o projeto “Clássicos do Rock”. Em seu segundo arranjo, o “Clássicos do Rock II” contou com a participação especial dos mesmos solistas dos anos anteriores: Vanessa Longoni, Chico Padilha, Panta e, como destaque, Andre Matos.

Orquestra da Câmara da ULBRA

Com uma orquestra repleta de músicos destacáveis no sul do país, a apresentação iniciou por volta das 19 horas. O maestro Tiago Flores foi o responsável pela orientação e apresentação do espetáculo.

O teatro não chegou ao máximo de sua lotação, preenchendo dois terços das poltronas. A cantora erudita Vanessa Longoni foi a primeira a se unir à orquestra, encarando um público ainda frio e um pouco tímido. A curiosidade e o diferencial de um evento desse tipo deixava na berlinda o comportamento do público; era um show de rock ou um concerto?

A união das duas coisas teve uma recepção positiva, até o final da apresentação, em uma ótima sacada cultural. A cada música que passava, os convidados ficavam menos tímidos, assim como o público. Alguns se encorajaram em aplaudir, ovacionar e etc., recebendo incentivo para que assim continuasse.

Vanessa Longoni

Em um clima bem mais alegre e realmente mostrando a faceta rock n’ roll da noite, a audiência já se sentia bem mais à vontade em frente ao que ainda estava por vir. Em uma performance destacável, o cantor Chico Padilha emocionou com “Crying”, do Aerosmith. Mais tarde, Padilha ainda relembrou o QUEEN com “Bohemian Rhapsody”.

Desta vez fazendo acompanhamento para a apresentação de Panta, Vanessa Longoni retorna ao palco com “Great Gig In The Sky”, do Pink Floyd. Panta ainda se responsabilizou por “With a Little Help From My Friends” (BEATLES), “Starway To Heaven” (LED ZEPPELIN) e mostrou uma assustadora semelhança com o timbre de Bono Vox em “Bad”, do U2.

Chico Padilha

Panta

O grande destaque da noite Andre Matos, ex-vocalista das bandas VIPER, ANGRA e SHAMAN, iniciou sua participação com “Eagle Fly Free”, do HELLOWEEN. Além desta, também cantou o clássico de autoria própria “Fairy Tale” e foi o responsável por fechar a noite com “Fear Of The Dark”, do Iron Maiden, exigindo a colaboração do público para os coros.

Andre Matos

Andre Matos

Ao encerrar sob aplausos frenéticos, gritos e olhos úmidos pela beleza dos arranjos, todos os solistas retornaram para o tão pedido bis. Com a participação de todos, foi tocado novamente um dos trechos finais de “Fear Of The Dark”

Com um público muito satisfeito (e alguns deles não eram, até então, grandes admiradores do rock) o “Clássicos do Rock II” chegou ao final atingindo seu objetivo. Demonstrou a beleza e o poder que a música clássica e o rock n’ roll podem oferecer, ganhando atenção de pessoas que talvez não tivesse, antes, um interesse específico em algum dos dois estilos. (E por que se prender a um, quando se pode unir os dois?)

Set list:
Sabbath Bloody Sabbath (BLACK SABBATH)
Pinball Wizard (THE WHO) – com Vanessa Longoni
Crying (AEROSMITH) – com Chico Padilha
Eagle Fly Free (HELLOWEEN) – com Andre Matos
With A Little Help From My Friends (BEATLES) – com Panta
Release Release (YES) – com Chico Padilha
Bad (U2) – com Panta
Love Me Two Times (THE DOORS) – com Vanessa Longoni
Time/Great Gig In The Sky (PINK FLOYD) – com Panta e Vanessa Longoni
Bohemian Rhapsody (QUEEN) – com Chico Padilha
Fairy Tale (SHAMAN) – com Andre Matos
Stairway To Heaven (LED ZEPPELIN) – com Panta
Fear Of The Dark (IRON MAIDEN) – com Andre Matos

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s