Andre Matos: banda elege o Top 3 das gafes no metal


 
Por Adriana Farias | Em 27/07/10 | Fonte: PlayTV
 

Metal versus Mídia

Com uma carreira de mais de 20 anos de estrada, Andre Matos já rodou os quatro cantos de mundo e pode observar como o heavy metal é tratado nos mais diferentes países. O músico explica que o jornalismo musical praticado no Brasil é um caso a parte. “A relação do metal com a mídia brasileira é terrível. Isso vem desde o Rock In Rio quando criaram o termo metaleiro, que é a mesma coisa que chamar um motociclista de motoqueiro”, declara o vocalista.

Para os músicos, a grande mídia ainda não entende bem o estilo e prefere focar numa peculiaridade negativa do artista ao invés de tentar definir a qualidade da música e achar o tom certo do texto. “A imprensa tem uma visão deturpada, exagerada e caricaturizada do fã de metal”, explica Andre Matos que também questiona a falta de conhecimento dos subgêneros existentes no metal. “As pessoas confundem heavy metal com punk e dark. Aliás, a Rede Globo gosta muito de falar nesse termo, ‘dark’”.

Durante a entrevista à PlayTV, Andre Matos e sua banda ainda elencam o Top 3 das gafes que já rondaram o estilo. “O Judas Priest veio tocar no Rock in Rio e eles estavam lançando o disco ‘Painkiller’ e o jornalista da Globo, tentando traduzir o título do disco, disse: ‘Agora, Judas Priest com Painkiller: Analgésico!’ Dá para acreditar nessa tradução?”, disse incrédulo o guitarrista Hugo Mariutti. Para incrementar a lista veio Andre Matos contando outra pérola durante o Rock in Rio. “O público, ansioso para a próxima apresentação, começou a gritar pedindo mosh, que é muito comum nos shows de metal. Aí vem o Pedro Bial (jornalista da Rede Globo) e diz: ‘A galera está ensandecida e a palavra de ordem agora é morte!’, conta em meio a gargalhadas.

Já o número um do Top 3 das gafes ficou por conta da cobertura da morte do vocalista Ronnie James Dio. Uma emissora usou as imagens de Ozzy Osbourne, ex- vocalista do Black Sabbath assim como Dio, para pautar a morte do músico. “Eles acharam que o Ozzy estava partindo também e resolveram colocar a imagem dele”, ironiza o guitarrista.

 

Reveja o vídeo da gafe envolvendo o vocalista Dio neste link:

Gafe: imagens de Ozzy para cobrir morte de Ronnie James Dio

Releia a reportagem “Rede Globo: gafes que rondam o heavy rock na emissora” neste link:

Rede Globo: gafes que rondam o Heavy-Rock na emissora

Releia a reportagem “Interessa mostrar que o metal tem cara feia” neste link:

Jotabê: “Interessa mostrar que o metal tem cara feia!”

fonte: http://whiplash.net/materias/entrevistas/112050-andrematos.html

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s