Andre Matos: “Time To Be Free”


Por Rafael Sartori
publicado em
10/12/2007
 
É difícil imaginar o que seria do Heavy Metal brasileiro sem a figura de André Matos e não, não há nem um pouco de exagero nessa afirmação. O vocalista e pianista simplesmente foi o principal compositor e ‘frontman’ do Viper, Angra e Shaman, as três bandas brasileiras que, fora o Sepultura, algum leigo em Heavy Metal tem a chance conhecer.

Com uma presença de palco ímpar, muito talento e um jeito de cantar cheio de personalidade, Matos construiu uma sólida e internacional reputação em torno de seu nome e chegou a hora de se aproveitar disso. “Time To Be Free”, embora seja considerado o trabalho solo do vocalista e leve seu nome na capa, conta com músicos já bastante conhecidos do público como os irmãos Mariutti (Hugo na guitarra e Luís no baixo) e o tecladista Fábio Ribeiro. A formação conta ainda com o guitarrista André Hernandes e com o baterista Eloy Casagrande que embora ainda seja menor de idade, já toca que nem gente grande.

A produção, exemplar, ficou a cargo dos veteranos Sasha Paeth e Roy Z e esta é uma das melhores gravações do vocalista em muitos anos. A prova disso é “Letting Go”, que abre o trabalho após a breve introdução “Menuett”. Riffs acertados, refrão empolgante, arranjos criativos e velocidade na medida certa. Só por ela já valeria a pena comprar o disco. Mesmo assim “Time To Be Free” tem muito mais a oferecer.

“Rio”, que vem em seguida, é uma das músicas mais pesadas do repertório e Matos soube usar sua voz com maestria também nas passagens mais agressivas. “Remember Why” e a faixa-título são outros destaques.

O álbum traz elementos que permearam todas as fases da carreira do vocalista. Desde o início com o Viper (em “A New Moonlight”) até os dias de hoje. Até o clima do projeto Virgo, em parceria com o próprio Sasha Paeth, pode ser lembrado em “Face The End”. Ainda há a veloz “Endeavour” e o ‘cover’ do clássico “Separate Ways (Worlds Apart)”, que o vocalista interpreta de maneira mais rasgada deixando apenas física a sua semelhança com Steve Perry.

“Time To Be Free” é um álbum de Heavy Metal de primeira qualidade em todos os sentidos e que traz um dos nomes mais importantes do gênero – o único que ainda representa o Brasil dignamente lá fora- em sua melhor forma. Se com tantas mudanças de formação entre as bandas já mencionadas você ficar confuso, é simples: siga André Matos.

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s