Shaman e Thalion – 2004


Shaman e Thalion
Abertura:  Nawak
Sábado, dia 07 de agosto de 2004 no Ginásio do Nosso Clube em Limeira/SP

É chegada a hora do Shaman subir ao palco. Ao som de Ancient Winds, André Matos, os irmãos Mariutti ( Hugo e Luís ), Ricardo Confessori e o tecladista Fábio Ribeiro sobem ao palco para mandar um set igual ao que vi no IV Festival de Inverno de Amparo; tivemos a seqüência do álbum Ritual com Here I Am, Distant Thunder, Time Will Come e For Tomorrow com seu maravilhoso começo no violão ( essas duas últimas com mudadas com relação a seqüência do álbum ).  

    André Matos durante o show para várias vezes para conversar com o público e comentar sobre a música seguinte; apesar da longa turnê dos álbuns Ritual e Ritualive, o Shaman ainda tem fôlego para mais shows.

     Na relembrança de Lisbon temos um dos melhores momentos deste show. Em seguida, André Matos descansa sua voz enquanto a banda manda um set instrumental fantástico que começa com Hugo Mariutti fazendo um solaço na sua guitarra Flying V que é em seguida acompanhado por Luís Mariutti no baixo, Ricardo Confessori na bateria e Fábio Ribeiro nos teclados – que caracterizou a surpresa desta noite ( algo do próximo cd este set? só o tempo dirá! Confesso que esperava algum outro cover diferente ou alguma outra música do cd Ritual, mas essa foi uma agradável surpresa ). 

   Seguindo religiosamente o set list, chega a vez de Ritual, onde o público limeirense, participa " ajudando " os solos de teclado iniciais com:  oooo ooo oooo !!!  ( em tempo: vale lembrar que todos no Nosso Clube cantam e aplaudem todas as faixas apresentadas ). Com os gritos de Carry On, André Matos literalmente brinca com os teclados para depois introduzir Fairy Tale; durante esta música é solicitada a participação dos presentes que correspondem plenamente, marcando outro ponto alto do show.

    Para fechar a primeira parte do show e destruir os pescoços, temos a rápida Pride. No primeiro bis, também nenhuma novidade ( esperava Eagle Fly Free, Painkiller ou Leaving For The Night ) mas o homenageado pelo Shaman foi novamente o Ozzy Osbourne com Mr. Crowley – onde Fábio Ribeiro faz um lindo solo introdutório e No More Tears onde a galera canta junto.

   Fechando o show, após uma nova pausa, Carry On e André diz que: " esta música é a Satisfaction da vida dele " ( tem até a ver diga-se passagem ). Não é preciso dizer que o público agitou demasiadamente ao ouvir este som, mesmocansado, ainda eram encontradas forças para curtir este petardo do heavy metal.     

    Durante essa faixa temos uma troca de posições: Hugo Mariutti aventura-se frontman e André arrisca alguns solos na guitarra dele. É muito legal ver esse tipo de brincadeira no palco. Em seguida, totalmente aclamada pelo público a banda reúne-se e despede-se de todos no Nosso Clube.

       Não é uma critica, afinal para o público limeirense, tudo foi novidade ( eu é que estou no quarto show que vejo em menos de um ano ), mas penso que o Shaman deveria trocar algumas músicas do set list de show para show, pelo menos uma das covers para criar uma certa imprevisibilade saudável. Porém, isso não diminui a grandeza da apresentação vista nesta noite no Nosso Clube de Limeira. Falando em surpresas, também achei que a banda mostrasse alguma coisa do próximo cd ( que será lançado em setembro deste ano ), mas não, foram meticulosamente técnicos, o que não interfere em uma das melhores bandas de heavy metal melódico brasileiras.

Backstage

    Bem, poderia ter sido só isso que já iria embora para casa muito satisfeito, como a maioria dos presentes, depois de uma grande noite de metal, afinal vi três grandes shows, mas minha amiga , tinha passes para o camarim e ao acompanhá-la no backstage, enquanto aguardava se seria possível conhecer o Shaman, acabei passando no camarim do Thalion. De cara conversei com meu amigo Rodrigo Vinhas ( guitarrista ) e depois com a Alexandra Liambos, que além da bela voz  que ouvi no show, mostrou que tem outros grandes talentos: a receptividade e simpatia. Fui agradecê-la pela entrevista que tinha combinado com ela no final de 2003, que acabou rolando com o Rodrigo e o Fábio ( leia aqui como foi o papo ). Esta nova conversa com a Alexandra foi super informal, e é claro, não resisti e pedi um autografo para ela. Enquanto isso, o Shaman ficou pouco tempo no camarim e não foi possível conversar com a banda. Mas quero registrar o meu abraço ao Silvio Alemão, road manager do Shaman, e também a todos os integrantes do Thalion.

    Terminada essa noite maravilhosa era hora de partir e enfrentar os ônibus de volta para casa. Na bagagem de volta algumas grandes lembranças: uma satisfação tremenda pelos shows vistos,  o cd Another Sun e uma camiseta do Shaman. Qualquer hora repito a dose.

mais fotos do show do Shaman clique aqui

Por Fernando Júnior
Fotos: Cortesia de Jô/Renata

http://www.rockonstage.org/shows/shaman/shamanthalion.htm

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s