André “Zaza” Hernandes


André Hernandes nasceu em São Paulo, no dia 18 de novembro de 1970.
O contato e o interesse pela música vieram cedo. Sua infância foi marcada pelas rodas de samba e choro organizadas por seu avô, seu pai e seus tios; entre seus passatempos preferidos estava assistir aos ensaios da Orquestra Azul, banda de seus primos mais velhos que tocava clássicos da Mahavishny Orchestra.
Aos 9 anos, gastava toda a sua mesada comprando discos dos Beatles. Foi nessa época que veio o interesse em aprender a tocar um instrumento. Ganhou seu primeiro violão, presente de seu pai escolhido com a ajudo do seu tio Nardo (renomado violonista de sete cordas). Vieram as primeiras aulas de violão com uma professora do bairro…

Mas foi aos 11 anos, assistindo ao último bloco do Som Pop (programa de vídeo clip da época) quando viu um especial do Van Halen ao vivo (Turnê Fair Warning) que decidiu tocar guitarra. Passou a ouvir bandas de rock pesado, deixando um pouco de lado o violão choro/samba herdado de seus tios e avô.
Então aos 13 anos, após ter trabalhado um ano em uma farmácia fazendo entrega de remédios, conseguiu juntar dinheiro para comprar sua primeira guitarra: uma Giannini SG, um amplificador Giannini Bag (“baguinho”) e um pedal de distorção sem marca!
Nesta mesma época começou a ter aulas de guitarra passando por vários professores, até que um amigo indicou o professor Michel Perie que foi quem o ensinou os conceitos de harmonia, improvisação e técnica de forma didática e organizada. Já levava a sério os estudos de guitarra, passando várias horas por dia estudando e tentando tocar Van Halen e Randy Rhoads.

Com 15 anos, depois de ouvir o disco Rising Force (primeiro álbum de Yngwie Malmstteen), decidiu entrar numa disciplina de tocar de oito a nove horas por dia porque queria tocar como Malmstteen.
Nessa rotina de estudos surgiu o interesse por música instrumental e nos anos seguintes passa a pesquisar este estilo musical, conhecendo nomes como: Joe Satriani, Steve Vai, Steve Morse, Vinnie Moore, Greg Howe, Jeff Beck, etc…
Aos 17 anos, num show do Trielo (trio de guitarras com play-back), André viu pela primeira vez o guitarrista Mozart Mello tocar. Na mesma hora quis ter aulas com ele…
Aí começou uma “pequena batalha” pra conseguir uma vaga com o mestre, já que sua lista de espera era muito longa. Foi a vários shows, ligava toda semana atrás de uma vaga…

Até que um dia Mozart disse que iria ministrar um curso de harmonia no Conservatório Souza Lima. O curso foi tão puxado que começou com doze alunos e terminou com apenas dois. Então Mozart decidiu abrir vagas para que esses dois alunos que conseguiram terminar o curso continuassem tendo aulas com ele. Foi assim que André conseguiu sua vaga com o mestre e ficou tendo aulas por cinco anos.
Mozart o incentivou a se aprofundar em outros estilos como jazz, blues, fusion e mpb. Gêneros que, junto ao rock, o ajudaram a formar sua identidade musical.
Nessa mesma época André começa a tocar profissionalmente passando por bandas de cover como Billy Idol, Guns’n’cover, U2 e até um Dave Lee Roth cover!…

Sua trajetória como professor se iniciou também aos 17 anos dando aulas para alguns amigos e logo já estava dando aulas em escolas de música, tornando-se um professor conceituado com vasto material didático. Atividade que exerce há 20 anos, sem deixar de lado os estudos e constantes pesquisas. A fim de sempre aperfeiçoar sua didática e sua identidade musical que consiste em misturar estilos e ritmos de forma coesa, buscando uma personalidade em sua linguagem.

Atualmente dedica-se ao ensino de guitarra, dando aulas a vários guitarristas atuantes no mercado. Grava guitarras e violões para estúdios em São Paulo (principalmente áudio publicitário), alem de tocar na banda de André Matos, junto com os irmãos Luis e Hugo Mariutti, Fabio Ribeiro e Eloy Casagrande.

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s