Entrevista antiga de Luís Mariutti ao webzine Rock Connection


Durante a turnê do álbum Fireworks, começaram os rumores de um possível racha no Angra, algo que veio a confirmar-se na metade deste ano com a saída de André Matos, Luís Mariutti e Ricardo Confessori, eles mais o novo guitarrista Hugo Mariutti formaram o Shaman. E é sobre os novos projetos que Luís Mariutti fala com exclusividade a Rock Connection:

por: Espírito Santo / Júlio Cesar Mosca

Rock ConnectionVocês três já tem uma boa experiência. Como é agora começar tudo de novo ?
Luís Mariutti – Num primeiro momento é meio depressivo, pois já tinhamos uma certa estrutura, e agora vamos ter de fazer tudo de novo, começar do zero. O lado bom é que você começar a ver que é possível, não é preciso tanta estrutura assim, é só ter os contatos certos. E acima de tudo colocarmos em prática o que aprendemos nesses 9 anos.

RCMesmo com esse racha os contatos se mantêm ?
Luís – Sim, o importante será apresentarmos um material bom. Uma gravadora não irá pensar de outra forma, somente por não sermos mais do Angra.

RCComo você pode definir o estilo de som do Shaman ?
Luís – O que munda em relação ao Angra, e que agora temos apenas uma guitarra, então as músicas irão estar mais soltas, mas voltadas para o próprio feeling, sem tanta parte virtuosística e solos longos. Teremos um maior groove de baixo / bateria.

RCNos shows vocês provavelmente irão tocar músicas do Angra. Como está sendo feita a adaptação ?
Luís – Com certeza iremos tocar algumas, já estamos rearranjado algumas músicas para que elas fiquem boas com apenas uma guitarra.

RCMuito se falou sobre a separação e colocaram vários motivos. Mas quando realmente vocês perceberam que o Angra tinha rachado ?
Luís – Foi aos poucos principalmente pela diferença de atitude das pessoas em relação as coisas que iam acontecendo. Não foi apenas um motivo principal, nós três fomos formando uma mentalidade que não era compartilhada pelo restante.

RCFicou uma imagem errada de vocês, como se vocês fossem os únicos errados ?
Luís – Mas é estranho três caras de uma banda que estava indo bem, sairem, é lógico que houveram problemas, mas não é legal sair por aí falando. O melhor é não esticar essa história, o tempo irá mostrar quem foram os vilões.

RCDe onde vem o nome Shaman ?
Luís – Era uma música do Angra ( do André Matos ), e eu sempre gostei de documentários e coisas do tipo místico. É um nome que mantém como o próprio Angra, a raiz brasileira, de uma certa forma puxa para esse lado também.

RCVocês acham que ter uma nova banda, irá dar espaço aos projetos paralelos de vocês ?
Luís – Acho que sim, por que quando você tem um empresário te cobrando, quer queira ou não você tem que ter o aval dele para tudo. Se você souber planejar direito com as pessoas que estão tocando com você, não haverá problemas. Você pode ver que existem muitos casos na música, onde músicos fazem participações em vários projetos.

RCVocês já tem algum empresário ?
Luís – Por enquanto estamos fazendo tudo por nós mesmos, toda divulgação. Lógico que depois iremos precisar de uma estrutura, mas não sei se iremos precisar de um empresário especificamente.

RCO que vocês já tem pronto para o Shaman ?
Luís – Temos 8 músicas prontas, ou seja material para um álbum, está faltando apenas terminar algumas melodias, teremos lógico que ensaiar elas bastante. Queremos entrar em estúdio no máximo até fevereiro, para que o álbum sai no meio do ano.

RCE já existe alguma gravadora ?
Luís – Já tivemos algum assédio, mas temos que ir com calma, esperar que apareça alguma com um planejamento, pois falar é muito fácil.

RCNo futuro poderemos ver o Angra abrindo para o Shaman ou vice-versa ?
Luís – Abrindo não, mas talvez ocorra de tocarmos nos mesmos festivais. Isto por que tem muitos festivais importantes na Europa, e com certeza pode acontecer. Até acho que seria legal.

RCO que você esperam para o futuro ?
Luís – Espero conseguir fazer tudo, degrau por degrau. Sendo assim agora o próximo passo é fazer o álbum, depois iremos pensar em turnês e assim por diante.

RCQual mensagem você gostaria de deixar para o fãs ?
Luís – Vocês podem esperar que nós não iremos decepciona-los, pois está vindo coisa boa por aí, esse um ano de espera serviu para muitas idéias amadurecerem, e vai valer a pena.


© Copyright 2000. Rock Connection – WEB ZINE. Todos os direitos reservados.

fonte: http://shaman1.cjb.net/

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s