ENTREVISTA COM O SHAMAN


Curitiba, 17 de Fevereiro de 2000 (Cerca de 2 hrs da manhã de sábado)

Com Hugo Mariutti

Clovis : Se o Angra voltasse com o Ricardo e com o André, você ia achar certo os três tentarem de novo?

Hugo: Bem, isso não irá acontecer pelo menos por enquanto .. mas infelizmente , não tenho muitas coisas a falar a respeito da separação do Angra , afinal eu não estive por lá quando aconteceu . Mas eu acredito que a partir de agora a banda deles é o Shaman e que eles irão levar isto para a frente e ainda vai durar muito tempo a nossa banda

Clovis : Agora , só um comentário … não que eles fossem ingênuos naquela época , mas eles devem ter aprendido muito com os esse negócio de empresário….

Hugo: Bem… isso todo mundo aprende, o negócio não é tão fácil assim como parece , e você pode acabar assinando coisas que te atraem , como promessas de conseguirem algumas coisas , mas agora eles já sabem bastante , e daqui para a frente é só coisa boa

Clovis : E o CD demo que estava tocando na tarde de autógrafos, como eu posso adquiri-lo?

Hugo: Bem , nós teremos ainda de ver com a gravadora , pois ainda não decidimos se iremos vender este CD demo

Clovis : Agora vocês tem show planejado para o Balneário Camboriú, não é?

Hugo: Não , em Camboriú foi cancelado o show . O que está marcado mesmo é o show em Paris

Clovis : Vocês estão planejando shows para depois do show de Paris?

Hugo : Não sei , pode até ser que role antes algum show … pois neste meio tempo entre o show de Curitiba e o show em Paris pode ser que tenha algum show , mas a gente não definiu alguma data

Clovis : Fale, o nome das novas músicas do Shaman, eu anotei que eram novas, mas não sabia os nomes, fora a Time Will Come

Hugo : Bem , a primeira nova , com a qual a gente abriu o show , a Time Will Come, For Tomorrow, depois dela foi uma que se chama Be Free e por último Blind Shell

Clovis : Bom… o Shaman lembra muito o Angra, mas de alguma maneira ele tem características próprias, será que foi a sua influência que mudou o som?

Hugo : É ,eu acho que não foi só a minha entrada que mudou o som , eles experimentaram outra forma de tentar um som diferente … mas eu ainda acho que lembra o Angra ,pois foram 3 meses e a maioria do Angra estão no Shaman.

Clovis : Tocar com o seu irmão ajudou no entrosamento mais rápido com a banda?

Hugo : Eu nunca toquei muito com o Luís ,mas mesmo assim tem aquele entrosamento natural

Clovis : Você já tinha tocado aqui em Curitiba antes?

Hugo : Não ,é a minha primeira vez por aqui

Clovis : O André já falava bem da cidade pra você? Porque quando o André vem tocar aqui ele se exalta bastante, parece até que ele se familiarizou pela cidade.

Hugo : É realmente ,o que tornou o show bem legal.

Clovis : Vocês tiveram shows cancelados, certo?

Hugo : Nós iríamos tocar em Fortaleza e Salvador …

Clovis : E a gravação do CD do Shaman , vocês já gravaram e quando que sai?

Hugo : O CD ainda não foi gravado , e o plano para começarmos a gravar é apenas em Abril

Clovis : Mas pelos planos (que apareceram na RoadCrew) vocês iriam começar a gravar em Janeiro não é?

Hugo : É , mas infelizmente sempre atrasa , e a gente ainda está produzindo as músicas que vão sair no novo CD … e o disco está praticamente pronto, já temos todas as músicas para lançar o disco e tal. Estamos trabalhando bastante para que possamos fazer um trabalho legal

Clovis : Quando eu fiz a entrevista por email com você, eu lhe perguntei sobre se vocês iriam fazer alguma cover .. e vocês estão pensando ainda ou já decidiram?

Hugo : Bem, isso não ta nada certo ainda . Bom, que todos tem idéias, mas a gente ainda não tentou e as pessoas perguntam se é tal música ou outra música ou se não irá ter nenhum, a gente ainda não sabe

Clovis : Quem é o manager da banda?

Hugo : Nos mesmos somos os Managers.

Clovis : E o Henceforth? Como que está?

Hugo: Estamos gravando também… o Luís esta produzindo junto do Guilherme Kanaes, que é o engenheiro de som do Shaman e o trabalho ta ficando bem legal, breve nós vamos colocar o material aí.

Clovis : E, daquelas bandas novas , você ta ouvindo alguma coisa? Ou você ouve só aquilo que você sempre ouviu , como o rock progressivo e o metal ?

Hugo : Na verdade eu escuto de tudo um pouco , mas o meu gosto é mais pelo rock progressivo e pelo heavy metal , mas eu procuro ouvir de tudo para poder saber o que está acontecendo no mercado

Clovis : Bem, eu já estou acabando as minhas perguntas por aqui , hehe , e logo vou parar de te encher o saco … mas você já conheceu algum ídolo seu ……??

Hugo : Não… porque as pessoas que eu queria realmente conhecer já morreram…

Clovis: quem seriam?

Hugo: Rhandy Rhoads….

Clovis: …Jimi Hendrix [risos]….

Hugo: o Trevor Rabin é uma pessoa que eu gostaria de conhecer … e o cara do Marillion. {despedidas, heheh}

Com Luís Mariutti

Clovis: Bem, geralmente os reporteres perguntam dos CDs, dos shows, e eu já perguntei tudo isso pro teu irmão, quero te perguntar só uma coisa … você é religioso?

Hugo : Não, eu não tenho uma religião … eu acredito só em energia … em energia boa ou energia má, não má,… escura [risos de todos que ouviram isto]

Com André Matos

Clovis : Você voltaria a tocar com o Rafael e com o Kiko no Angra?

André : Não, em hipótese alguma, porque realmente houve uma desavença, e eu fiquei muito decepcionado com a atitude deles, acho que não é a atitude de alguém que considere a possibilidade de ter uma banda, uma banda de verdade e eles ainda tem que aprender muita coisa na vida, eu acho. Mas tudo de bom para eles, boa sorte, mas comigo relações praticamente cortadas. Não só comigo, como com os outros também, então pra mim é realmente uma página virada, esquecer tudo o que aconteceu.

Clovis : E se vocês por acaso fossem tocar em algum show e os encontrassem no mesmo lugar, vocês se reuniriam por apenas uma noite?

André : Não, porque infelizmente o clima que ficou depois da separação do Angra não foi dos melhores, não foi uma coisa muito amigável… e eu também sofri muito com isso, me decepcionei muito com eles e com o ex- empresário e eles continuam todos juntos, quer dizer, eu acho que eles se entendem bem, então a gente não tem mais nada a ver uns com os outros e eu realmente não considero a possibilidade de voltar a tocar com eles, nem em uma ocasião especial. Pessoalmente , eu não tenho nada contra , mas é assim .

Clovis : … Eu queria que você falasse rapidamente como foi aquela época do Viper, do Angra e esse projeto do Virgo e agora o Shaman.

André : Bem, eu tenho muita saudade da época do Viper, que era uma época que a gente trabalhava de uma maneira mais inocente até. O Angra por exemplo teve vários momentos de brilho, a banda chegou em um nível realmente bem alto com possiblidade de tocar em lugares muitos legais e com pessoas muito legais, vários países, foi uma carreira bem sólida . Mas eu espero agora com o Shaman juntar todas as coisas. Esta união que existe dentro de uma banda, a vontade de estar tocando com uma banda e de estar curtindo isso, com uma carreira que a gente proporcione uma projeção maior, então eu acredito que com o Shaman isso será possível. O Virgo é um projeto paralelo, que existe desde a época do Angra e é uma coisa que eu levo sempre à parte. É um tipo de música que não vai tanto pelo estilo do Heavy Metal, ele é mais voltado para o rock tradicional, mais para o estilo do tipo Queen, mais melódico, mais tradicional. Mais eu tenho certeza que todo o público que tava acostumado com o meu trabalho dentro do Heavy Metal, vai gostar do trabalho do Virgo de qualquer maneira. É um trabalho que está pronto, eu estou super orgulhoso, ta saindo agora e em breve também será possível tocar um Virgo aqui no Brasil também

Clovis : Você está ouvindo ultimamente algo de diferente do Heavy Metal que você sempre ouviu ?

André : Olha , eu tenho ouvido muita música progressiva. Aqui no Brasil tem um grupo que se chama “Sagrado Coração da Terra”, que inclusive eu me tornei muito amigo do Marcos Viana , que é o líder do grupo e fiz uma participação no último disco deles cantando uma música em português . O CD se chama “Leste do Céu, Oeste da Lua” e a música que eu cantei se chama “Os Bem Aventurados”. É a primeira vez que eu gravo uma música em português e ficou muito legal, fiquei muito feliz em ter feito.

Clovis : Eu sei que é uma pergunta muito idiota , mas … foi maravilhoso cantar com o Bruce né?

André : É, foi o maior sonho da minha vida . Aquele dia, aquele concerto que a gente fez … é uma coisa que não sai da minha memória . Eu acho que se cheguei a delirar um dia, foi aquilo de tocar com o Bruce … e dificilmente eu conseguirei repitir aquilo, em nível de emoção.. Para mim foi realmente uma realização muito grande eu estar com o meu ídolo ali, falei pra ele inclusive : “Eu não acredito que isso é pra mim”

Clovis : Qual outro ídolo seu além do Bruce que você chegou a tocar junto?

André: Não que eu tenha tocado junto, mas que a gente já dividiu o palco no caso, tocando em festivais, foi o caso do pessoal do Manowar. Eu sempre gostei muito e acabei conhecendo todos eles … Eles são meio "babacas" no palco, mas eles são muito gentis, muito diferente do que poderia imaginar.

Clovis : dizem q o kiko é uma pessoa mal humorada, que não trata bem os fãs….. (ISTO NÃO É VERDADE!!!!)

André : Porque você acha que eu não toco mais com ele? [silêncio do entrevistador por uns 15 segundos]

Clovis : Porque o Shaman só tem um guitarrista ?

André : Cara, eu estou muito feliz de ter apenas um guitarrista , porque dois é muita dor de cabeça . É sempre complicado o som no palco com dois guitarristas, com um fica bem melhor, o som fica bem mais claro e eu acho que a banda fica mais pesada. Por incrível que pareça dá mais peso quando você tem uma guitarra só bem tocada, do que duas mais ou menos. [PS: Daí dizer que o Rafael e o Kiko tocam "mais ou menos" é muito estranho, os caras são muito bons guitarristas…]

Clovis : Eu coloquei no meu site que quem quisesse fazer perguntas sobre o Shaman , enviasse um email . 90 % das pessoas que enviaram emails perguntaram se vocês irão fazer algum show no Rio de Janeiro

André : Eu não sei , o Rio é sempre meio complicado pois é difícil você encontrar uma casa boa para tocar que nem essa.

Clovis : Só mais uma pergunta , para o CD do Shaman irá ter alguma participação especial?

André : Não sabemos ainda, nada planejado, mas pode acontecer…

Com Ricardo Confessori

Não perguntei nada por que não tinha nada pra perguntar.


Pergunta feita por Augusto, que trasncreveu esta entrevista pra mim:

Augusto : Depois do show com o Rhapsody em Paris, com todo aquele festival , vocês planejam fazer alguma turnê , algum show ? Onde serão estes shows ?

André : Sim, inclusive me parece que vai rolar um show agora em São Paulo no Via Funchal que é uma casa legal, dia 10 de março, depois disso vai ser em Paris e depois faremos uma turnê Latino Americana, vai rolar shows na Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Bolívia, México, Peru, vai rolar um monte de shows por aí.

http://shaman1.cjb.net/

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

