Gravações com tecnologia de ponta (Quinta-feira, 19 de abril de 2001)


Éder Medeiros/AE

FÁBIO RIBEIRO: tecladista de rock progressivo grava discos em casa

A música eletrônica nasceu na década de 60, com os primeiros sintetizadores – teclados capazes de criar efeitos sonoros -, que fizeram fama com grupos de rock progressivo como Pink Floyd e Yes. Mas foi a banda alemã Kraftwerk que realmente deu asas ao gênero com músicas criadas inteiramente em computador. Hoje, a música eletrônica faz mais sucesso do que em qualquer outro momento da história: gêneros como tecno, trance, drum ‘n’ bass, lounge, house, ambient, industrial, entre outros estilos, viraram o maior celeiro de criatividade da atualidade.

No Brasil, vários artistas já produzem seus trabalhos inteiramente em computador. É o caso de Julian Barg, tecladista curitibano, membro da cooperativa de música eletrônica Zootek (http://listen.to/zootek) . "Cerca de 90% do meu trabalho é feito com o software gratuito Viena, que é distribuído junto com a placa de som Sound Blaster, mas também uso o Cakewalk e o SoundForge", diz o músico, que distribui seu trabalho individual em MP3 pela internet. "Já vendi mais de US$ 3 mil em música para todo o mundo por meio do site MP3.com", conta o artista.

Estúdio doméstico

Fábio Ribeiro, tecladista da antiga banda de rock progressivo Angra (que mudou de nome para Shaman), também utiliza o Cakewalk. "O que mais gosto de fazer é rock progressivo, mas já toquei de tudo – reggae, trash metal, pop, o que vier", diz ele. Em seu miniestúdio doméstico, ele possui US$ 30 mil em equipamento, incluindo 12 teclados nos mais variados timbres, conectados a dois computadores Pentium III 550 MHz e Pentium 300 MHz.

"Quase tudo o que eu preciso para produzir um disco de qualidade está aqui.

Só tenho de usar um estúdio externo quando preciso gravar sons mais complexos, como baterias. De resto, dá para editar tudo em casa."

Como faz o seu trabalho? É simples: grava cada instrumento separadamente e os funde, depois, numa única gravação, por meio de softwares de edição.

Composição on-line

Outro músico que conseguiu desvincular a gravação do áudio do trabalho final é Fernando Bustamante, ex-membro da banda Zero e dono do estúdio de gravação A Produtora (www.aprodutora.com). Sua última diversão é compor colaborativamente, via internet. "Eu tinha dois amigos com quem compunha músicas, que viajaram para a Alemanha e a Holanda. Para não perder a parceria que dava certo, mando-lhes arquivos com minhas composições via internet e eles adicionam, tiram ou modificam trechos e enviam de volta. É uma composição on-line", conta Bustamante.

Segundo ele, para produzir um disco, hoje, tudo o que ele precisa é do programa Pro Tools. "Eu vou a qualquer lugar do mundo, gravo a pessoa cantando, tocando bateria ou outro instrumento, e trago de volta para editar aqui. Não preciso mais reunir os músicos." (A.B.)

  Copyright © 2001 Jornal da Tarde. Todos os direitos reservados

http://shaman1.cjb.net/

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s