Luís Mariutti – biografia/biography


 
Nascido em 22 de março de 1971, na cidade de São Paulo/SP Brasil, Luis Eduardo Mariutti Pereira, começou a escutar metal aos 10 anos de idade, tendo Back in Black do AC/DC, como seu primeiro disco.

Aos 13 anos começou se interessar por contrabaixo por influência de Steve Harris (Iron Maiden). Na época ele ganhou o seu primeiro baixo.

Com 14 anos começou a estudar Baixo com o professor Marcio Vitulli. Seus primeiros passos como músico, foram aos 15 anos, quando começou a tocar covers de bandas como Judas Priest e Iron Maiden.

Em 1988 Luis Mariutti e Arnaldo Ricci fundaram um projeto instrumental, Black’n Blues que hoje existe com o nome de Motor Blues.

Em 1989, aos 18 anos, Luis estava em sua primeira banda com composições próprias, Firebox. O Firebox tornou-se uma banda conhecida e respeitada no Brasil, com a Demo-tape ‘Starting Fire’, que devido as condições caras de confecção na época, todas as mil capas da Demo foram feitas, pelos integrantes da banda.

Em 1991 Luis entra na Banda Angra e, após 1 ano de ensaios é lançada a Demo-tape ‘Reaching Horizons’. Nesta época Luis estudava com o Maestro Roberto Sion.

Em 1993 Luis grava seu primeiro disco Angel’s Cry, disco que rendeu, além de diversos prêmios como Banda revelação, um disco de ouro e Luis foi considerado um dos dez melhores do mundo pela revista BURN do Japão. Devido ao grande sucesso, em 1994 é lançado no Japão o EP Evil Warning, com versões remixadas de algumas músicas. Ainda com o Angra, Luis grava em 1996 o disco Holy Land, que chegou a vender mais de duzentas mil cópias em todo o mundo. Seguido dos EP’s Freedom Call e, Holy Live (1997). Neste ano começou a estudar na ULM (Universidade Livre de Música).

Em 1998 gravou o terceiro disco da banda, Fireworks no famoso estúdio Metropolis em Londres, ao lado do Produtor Cris Tsagarides. Que teve como destaque a música Lisbon lançada num single de mesmo nome. Ainda com Fireworks chegou a dividir o palco com o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, na casa de shows Le Zenith em Paris, com público de cinco mil pessoas.

A partir do ano 2000, Luis passou a integrar a banda Shaman e com esta gravou mais dois discos. O primeiro Ritual foi eleito o melhor disco do ano, na França pela revista HardRock e a música Fairy Tale, fez parte da trilha sonora da novela O Beijo do Vampiro (Tv Globo). O disco Ritual rendeu a gravação de um DVD, Ritualive, no Credicard Hall em São Paulo, com participações especiais de músicos como Sasha Paeth, Marcus viana, Andi Deris, Tobias Sammet entre outros, com público de sete mil pessoas.

Após 4 anos de turnê pelo mundo, em 2004 gravou o segundo disco Reason, que o manteve como melhor baixista de Heavy Metal do Brasil, pelo público especializado. Trabalhou como produtor, ao lado de Guilherme Canaes e Hugo Mariutti, da Banda Henceforth, formada por Hugo e Fábio Elsas em 1993. Em 2004 André Nikakis (ex-baixista do Henceforth) muda-se para Grécia, abrindo a vaga, que logo foi ocupada por Luis. Hoje a formação oficial da banda é: Frank Harris (Vocal), Hugo Mariutti (Guitarra), Luis Mariutti (Baixo), Fabio Elsas (Bateria), Cristiano Altieri (Teclado). Em 2005 a banda lança seu primeiro CD, intitulado Henceforth.

Em 2006, Luis deixa de integrar o Shaman, juntamente com Hugo Mariutti e Andre Matos. Neste mesmo ano a revista Cover Baixo (Brasil), incluiu o solo da música Never Understand, na lista dos Dez solos inesquecíveis, ao lado de nomes como Jaco Pastorius, Flea, Cliff Burton.

Em Janeiro de 2007 gravou o disco Time to be Free (Andre Matos e Banda), com o produtor norte americano Roy Z, lançado em Agosto de 2007 no Japão , Dezembro de 2007 no Brasil e, em Janeiro de 2008 na Europa. Atualmente está em Turnê divulgando o Album.

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s