Outra entrevista antiga de André Matos, para o Web Zine “Rock Connection”.



A briga interna do Angra acabou resultando na saída de três de seus integrantes (André Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori). Fato este que originou o "nascimento" da banda Shaman, e é sobre esta sua nova banda e novos trabalhos, que o vocalista André Matos fala com exclusividade a Rock Connection:
por:
Júlio César Mosca

Rock Connection – O que você pode adiantar sobre o primeiro álbum ( nome/ produtor/ gravadora ) ?
André Matos – Já temos prontas quatro músicas e estamos mantendo contato com algumas gravadoras, mas depende muito do contrato que for oferecido. Existe a previsão de entrarmos em estúdio entre Maio/ Julho e o lançamento ficaria para Outubro. Queríamos gravar um pouco aqui no Brasil e lá fora, quem sabe com um produtor de lá.

RC – Após um bom tempo parados ( apenas em estúdio ), vocês fizeram seu primeiro show no último dia 10/02. Como foi essa volta aos palcos ?
André Matos – Foi maravilhoso, tivemos um certo receio quanto a reação do público por causa da entrada do Hugo e por ser nosso primeiro show. Mas pelo contrário nós nos surpreendemos com a empatia, tanto no show de Recife como Curitiba e pudemos comprovar que a escolha do Hugo, foi o mais acertado, estamos bem integrados e hoje sim me sinto em uma banda.

RC – Novas músicas como "Time Will Come", "Be Free" e "Shaman", parece que empolgaram o público logo de início. Como você sentiu a receptividade deles ?
André Matos – "Time Will Come" abre os shows e por ser nossa música de trabalho, já estava disponível na Internet em MP3 e uma parte do público já conhecia, as outras três eram totalmente inéditas e víamos o público acompanhando atenciosamente. Esse é um fato inédito e interessante pois eu sempre quis fazer isso nos tempos do Angra e não podia, sentir o "feedback" do público em relação as novas músicas e se preciso fazer algumas mudanças antes de gravá-las.

RC – O fato do Shaman ter apenas uma guitarra, vai fazer com que você utilize mais os teclados. Ou vocês vão optar por deixar o som mais cru ?
André Matos – Acaba dando mais espaço sim, podemos colocar mais arranjos e explorar este lado dos teclados, no mesmo estilo que faziam as bandas de Heavy Metal nos anos 70 como Black Sabbath / Deep Purple, etc. Mas com certeza é ao vivo que fica melhor, pois temos uma pessoa a menos no palco e acabamos tendo mais coesão. Sem contar o fato de que os solos do Hugo são mais melódicos, proporcionando mais espaços para intervenções dos teclados.

RC – Desde os tempos do Viper, depois com o Angra você praticamente foi um dos principais difusores do estilo H.M. Melódico. O que você acha hoje em dia desta proliferação de bandas melódicas ?
André Matos – O estilo Heavy Metal Melódico sempre me agradou mais do que outros gêneros dentro do Metal, pois permite ao músico usar mais seu lado técnico, com arranjos, bases e solos trabalhados, fico contente que hoje em dia estejam surgindo novas bandas dentro deste estilo. Mas as novas bandas devem apenas tomar cuidado para não se tornarem apenas cópias, isto porque no início todas as bandas são cópia de outras, e existe um certo momento em que elas deve buscar sua originalidade.

RC – Que tipo de som você tem ouvido ultimamente ?
André Matos – Eu adoro rock tradicional especificamente Queen, também Peter Gabriel, Genesis e rock progressivo. Hoje em dia tenho ouvido muito a Ópera-Rock – Avantasia da qual participei e é um projeto de Tobias Sammet ( vocalista do Edguy ).

RC – Após praticamente começar do zero com uma nova banda e iniciar por novos caminhos, você acredita que foi o melhor a fazer ?
André Matos – Eu acredito que até adiei demais a minha saída, sempre levei em consideração o lado mais sentimental por ter sido uma banda que eu formei, mas chegou num ponto em que eu estava desacreditando de tudo e de todos. Foi sofrido principalmente pelos que saíram, mas daí surgiu o Shaman e acredito que ainda temos muito a dar aos fãs.

RC – Você teve algum contato com o Kiko Loureiro e com o Rafael após a sua decisão de sair da banda ?
André Matos – Não nenhum, acabou a amizade, foi muito triste para todos. Não existe nenhum tipo de empatia entre nós agora, mas também não existem rancores, então não existe o porque forçar alguma coisa, o melhor é deixar a poeira baixar.

RC – Você conhece os novos integrantes do Angra ?
André Matos – Apenas o Eduardo Falaschi pois nós participamos juntos de um projeto do guitarrista ( Rodrigo Alves ) amigo meu, acho ele um bom vocalista, com muitas qualidades. O restante apenas ouvir falar os nomes mas não conheço.

RC – Mesmo quando o fã-clube oficial do Angra fez um abaixo assinado para que vocês tocassem no Rock In Rio. Você não sentiu uma certa vontade de fazer aquele show ?
André Matos – Não de jeito nenhum, isto porque eu achei uma forçada de barra por parte do fã-clube ou de quem estava por traz. Se me dissessem que foi um fã que organizou o abaixo assinado, que estava saudoso e foi feito com carinho, até que daria para entender. Mas na realidade eu achei isso pura palhaçada, muito oportunismo, além do que eu não tocaria em um festival como o Rock In Rio ( que não deveria ser chamado de Rock ).

RC – A respeito de seu projeto ( Virgo ) ao lado de Sascha Paeth, quando teremos o lançamento de algum material ?
André Matos – Estive na Europa nos últimos quatro meses, gravando junto com o Sascha Paeth e eu considero o Virgo como um projeto solo de nós dois. Que foge do Heavy Metal tradicional, para seguir uma linha mais progressiva bem ao estilo Queen. Por falar no Queen ele foi o grande incentivador do projeto, pois a uns oito anos atrás eu me encontrei com Sascha e juntos descobrimos que tínhamos os mesmos gostos. O lançamento será em Setembro a nível mundial.

RC – Falando no mercado internacional, como você sentiu a reação deles em relação a sua saída do Angra ?
André Matos – Lá fora eles foram bem mais radicais, e muitos não acreditavam que nenhum de nós poderíamos seguir a diante sem os outros. Mas agora após o início da divulgação do nome Shaman, o apoio tem sido imediato e isso me deixa bem feliz.

RC – Quais os próximos shows agendados para o Shaman ?
André Matos – No próximo dia 31 de março participaremos em Paris ( França ) do festival NTS, que terá ainda Rhapsody como banda principal. Logo em seguida voltamos para São Paulo e no dia 21 de abril faremos nossa primeira apresentação em São Paulo, estamos preparando uma super-produção e já conseguimos um dos melhores lugares de São Paulo ( Via Funchal ). Estaremos apresentando nossas novas músicas, além de algumas do Angra e uma surpresa pela primeira vez tocaremos "Living For The Night" ( Viper ) ao vivo, algo que nunca foi possível fazermos com o Angra, quem sabe tenhamos a participação do Yves Passarell.

RC – Deixe uma mensagem para todos os seus fãs, novos e velhos ?
André Matos – Gostaria muito de agradecer a todos pelo apoio e carinho, a partir de agora queremos mostrar a nossa força renovada, e espero que nossos fãs possam comparecer a este show de São Paulo. E aqueles que não puderem, espero poder encontrar pelos palcos do Brasil. Muito obrigado!!!!!!!

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s