Shaman Online: NOVA ENTREVISTA ANDRE MATOS


Nova Entrevista com Andre Matos

Durante todo o ano de 2001, o Shaman ficou compondo e ensaiando as músicas do seu primeiro álbum!!!

A princípio, as gravações seriam divididas entre Brasil e Alemanha. Porém, a banda mudou os planos e o primeiro álbum do Shaman foi gravado inteiramente na Alemanha, divididos em 2 estúdios: Gate e Pathway na cidade de Wolfsburg. Somente as participações especiais estão sendo gravadas aqui no Brasil!

No dia 9 de janeiro de 2002, Ricardo Confessori embarcou rumo às terras geladas da Alemanha, para ir preparando tudo o que seria necessário para a vinda dos demais integrantes.

Assim, dia 15 de janeiro, foi a vez de Andre Matos e os irmãos Mariutti viajarem para lá!

Durante o período que lá estiveram, houve até uma “festinha surpresa” para comemorar o aniversário de Ricardo Confessori (25 de janeiro), que completou 32 anos!!!

A banda promete um álbum conceitual, com tema mais voltado ao xamanismo e outras crenças, através de um heavy metal mais pesado e direto, com influências até de rock progressivo!!! Mas os detalhes sobre a gravação do “Ritual” você confere na entrevista exclusiva que Andre Matos concedeu ao FTSFC!!!

FT – O que vocês podem dizer a respeito do álbum de lançamento? O que podemos esperar dele? E quando será o lançamento mundial?
AM – Será um disco conceitual e muito baseado em climas e atmosferas. Sem perder de vista o peso, que é uma das grandes novas características do Shaman. Acho que, acima de tudo, pode-se esperar um disco inteiramente original – é essa a nossa intenção. Sempre seguindo em frente e conquistando novos horizontes. O lançamento mundial está previsto para o início de Julho de 2002.

FT – Mas ele vai ser sobre algum tema específico, ou sobre o shamanismo mesmo?
AM – O tema principal é o shamanismo, porém enfocado de um ponto de vista mais abrangente, ou seja, a função do shamanismo dentro de todas as religiões que conhecemos… Já sabemos que a cultura shamânica é ancestral, porém é interessante observar o quanto isso influenciou todas as outras religiões. O título do álbum será "Ritual" – e isso já fala por si só. Será um disco inteiramente conceitual.

FT – Este nome é bem interessante, afinal, tem tudo a ver com o Shamanismo e ainda é uma palavra que tem o mesmo significado e grafia tanto no inglês, quanto no espanhol!!!
AM – É legal sim, eu já tinha pensado nesta coisa de idioma também e isso vai ajudar bastante! A capa do disco também vai ser algo no estilo…

FT – E quais serão estas pessoas que farão participação especial no álbum?
AM – Na verdade muitas pessoas participarão do álbum, algumas não muito conhecidas (como é o caso dos instrumentistas de orquestra e cantores de coro) e algumas outras mais conhecidas, como por exemplo, o Derek Sherinian (ex-Dream Theater) e o Marcus Viana (Sagrado). Estamos felizes que tudo tenha dado certo com as participações, que é algo que acrescenta muito ao disco. Ah, vai haver também mais uma participação super especial – Tobias Sammet!!!

FT – Todas as 4 músicas que já foram apresentadas entrarão no álbum?
AM – Todas, menos a "Be Free". Esta ficará provavelmente para o segundo disco do Shaman.

FT – Teremos alguma inovação para o “Ritual”… Qual?
AM – O fato de termos um só guitarrista, mudou bastante o nosso estilo de tocar e compor. Como eu já disse, o estilo é mais pesado, mas ao mesmo tempo mais progressivo. Nesse disco nós usamos e abusamos das guitarras – e procuramos fazê-lo de maneira inteligente para poder repetir tudo ao vivo. Acho que a maior inovação do CD é que o som está mais maduro: todos nós crescemos como músicos e também como pessoas.

FT – Com o Virgo, você explorou um vocal diferente… Teremos influências do Virgo no “Ritual”?
AM – Com certeza descobri muitas coisas novas no meu projeto paralelo… Sim, creio que de alguma maneira isso refletirá no "Ritual". Porém não deixarei de cantar da minha maneira tradicional. Muitas das músicas novas me lembram inclusive algo do tempo em que eu estava no Viper e vai ser legal poder cantar também um pouco nesse estilo novamente.

FT – Muitas pessoas estão comentando, que seria muito interessante se o Hugo cantasse em alguma música do Shaman! Afinal o Hugo já foi vocalista da primeira banda dele (Wardeath) e também até cantou nos shows do Shaman, no cover da música “From whom the bell Tolls”, tendo um timbre de voz muito legal para este tipo de música!!! Seria possível, a participação do Hugo em alguma música do Shaman?
AM – Sem dúvida… Pena que não tivemos essa idéia antes! Mas com certeza para as próximas composições pensaremos em algo para o vocal do Hugo… (e quem sabe até o do Ricardo?)

FT – Quais são os planos do Shaman para a turnê do “Ritual”? Quando pretendem começá-la? E por onde?
AM – Faremos alguns shows em festivais de verão na Europa antes mesmo do lançamento do disco. Isso não fará ainda parte da turnê. Pretendemos iniciar a turnê entre Agosto e Setembro; será uma turnê mundial que durará pelo menos 6 meses. Esperamos poder começar pelo Brasil e América do Sul.

FT – Você disse que a capa será conceitual como o álbum… quem está fazendo a capa? Vocês já tem mais ou menos em mente como será esta capa?
AM – Há três artistas distintos trabalhando na parte gráfica. Sim, a capa é completamente conceitual e trará muitas das imagens que são descritas nas letras… e também toda a atmosfera que envolve o nome Shaman e o tópico "Ritual". Ela foi desenhada e pintada por Marc Klinnert, um dos maiores artistas da Europa na atualidade – também responsável pela última capa do Rhapsody.

FT – Já foi definido alguma coisa sobre as gravadoras, tanto no Brasil quanto as do exterior?
AM – Já temos três grandes gravadoras definidas. Ainda faltam alguns contratos para termos praticamente tudo encaminhado para o lançamento mundial simultâneo. Porém, preferimos ter sempre calma para escolher a melhor opção em termos de divulgação, distribuição etc.

FT – Como ficou resolvido aquele problema sobre o nome da banda, com relação à já existente banda filandesa “Shaman” e também a brasileira “Xamã”?
AM – A verdade é que nós somos os únicos que temos o nome registrado por lei. Mas nem por isso impediríamos essas bandas de desenvolverem o seu trabalho com esse nome, se elas assim quiserem. Shaman é um nome de domínio comum – e por lei é possível que coexistam dois ou mais similares. Seria até legal um dia fazer um show junto com o Shaman da Finlândia e o Xamã de Brasília.

FT – Para você, qual a grande diferença entre as gravações com o Shaman e as da época do Angra? E o que vocês agora, levaram de experiência para Alemanha?
AM – A grande diferença, além da experiência em si, é a atmosfera que rola nas gravações. O que pude notar é que estivemos todos juntos, trabalhando realmente em equipe – e isso vai desde os músicos até os produtores, engenheiros etc.
Eu tenho certeza de que tudo isso vai acabar transparecendo no resultado final do disco – e que quando vocês o tiverem nas mãos, vão poder perceber que é uma coisa muito especial!!

 

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s