Primórdios do Angra – fofocas


Boa noite a todos,

estive dando uma geral no pc e achei um tópico de setebro de 2008 que salvei em txt.

De: AB <*******************>
Para: aracy2469@yahoo.com.br
Enviadas: Terça-feira, 26 de Dezembro de 2006 21:55:09
Assunto: Ola, Dna Aracy

Dona Aracy,
Obrigado por me mandar o seu e-mail. Se vc quiser, eu o apago do meu scrapbook.

É um prazer conhece-la (lo)

Vc me chamou de descontrolado. Vc nao tem ideia. Eu sou muito mais do que descontrolado. Mas isso é uma coisa séria, que me atrapalhou muito enquanto musico, me atrapalha nas minhas amizades e tambem na minha vida profissional. Admiro pessoas que conseguem controlar o que fazer e dizer nos momentos de provação. Infelizmente, nao sou um deles.
Mas acho que ate me comportei direitinho com a discussao quente da comunidade do Hernandes.

Vamos lá: talvez vc ja me conheça, talvez não. Portanto, talvez algumas coisas que eu lhe conte aqui vc ja saiba ou sabe de uma maneira diferente. Minha unica intencao aqui é te mostrar (e nao para toda uma comunidade) o porque que eu coloquei o Marcos como um dos responsaveis pela saida do Hernandes do Angra em 1992. Pelo que percebi, estou enganado, mas pelo menos a senhora conhecera o meu lado da historia.

Conheci o Rafael em 1988, no colegio Pio XII. Ele tocava no Detroit. A formacao era:
– Flavio (V)
– Fabinho (G)
– Rafael (G)
– Carlos D’Angelo (Baixo) – tambem chamado de Carlinhos
– Schmidt – (Bateria)

No meio do ano, o Rafael foi para os EUA (Nebraska)
Nesse meio-tempo, o Detroit se juntou ao Spit-fire
O Carlos D’Angelo tambem entrou em outra banda: Kentucky. Fui a um show deles no Black Jack, cuja formacao era:
– Paulo Buono (V)
– Gonha (G)
– Carlinhos (Bass)
– Reinaldo (Teclado)
– Marcos Antunes (Bateria)

 
A banda era extremamente comercial – letras em Portugues, na minha opiniao, bem Yahoo. Eu acho que a ideia era aproveitar que o Carlinhos era filho do ator Carlos Zara e tentar conseguir algo na Globo.
Quando o Rafael voltou, foi convidado a substituir o Paulo Buono no vocal do Kentucky.

Ele tambem juntou-se ao Spit Fire que ficou com a formacao:
– Flavio (V)
– Rafael (G)
– Xinho (G)
– Carlinhos (Bass)
– Marcos Antunes (Bateria)
Eles gravaram uma demo com 2 musicas… uma delas tinha um refrao tipo "Get Away – Of this Maaaaaadness, etc…"

O Kentucky tambem gravou uma demo com algumas musicas com o Rafael cantando. Uma delas era uma balada com um refrao tipo "Pra voce, entender, com delirio e prazer, … é mais facil se viver, com voce… com voce…"
O Carlinhos era Roadie do Viper. O Rafael e o Marcos tambem conheciam o pessoal do Viper. O disco "Theatre of Fate" foi gravado com a Charvel e os efeitos do Rafael (era um Boss alguma coisa).
Nessa epoca, uma banda que tinha os experientes Michel (ex-Jaguar) e Paulão (ex-Centurias), com mais 2 grandes revelacoes (Marcelo na guitarra e Luis Mariutti, outro ex-colega de Pio XII) apareceu e fez barulho. Eles lancaram uma Demo tape fantastica nao pelo som, mas pela qualidade do encarte, com fotos, letras, papel, etc… Retomei o contato com o Luis nessa epoca (1990)

O Spit-fire foi miando e o Kentucky passou a ser a banda principal do Marcos, Rafael e Carlos. O Gonha foi sendo colocado na parede e uma hora foi demitido mesmo (O Gonha reapareceu mais tarde como guitarrista do "Ronaldo e os Impedidos") O Kiko foi descoberto pelo Marcos e chamado a entrar na banda. Sei la o que aconteceu mas ele nao ficou. O Rafael ficou tocando e cantando, alem de compor varias musicas.
No Kentucky eles tocaram pela primeira vez "Reaching Horizons" e "Rainha" – Essa virou mais tarde "Queen of the night".

 
Partes da letra da "Rainha"
 
Alem da sua imaginacao repousam…..Colinas de sonhos de um passado distante…irreal (?)
Velas acesas, Imaginaria paz,
A noite canta uma melodia, uma musica no ar
A mais (?) sinfonia, nossos corpos vao dançar (?)
Vou te coroar, Rainha do Tempo
E entao me tornar, Rei de um planeta inteiro

Nao me lembro direito da letra nao.. deve estar tudo errado
Uma hora, mudaram o nome da banda para "Flores de Carrara" – fizeram

O Andre Matos namorava a Renata Kubala, da Santa Marcelina, que gravou o solo de violino da Moonlight no Theatre Of Fate. Acabaram o namoro pouco depois dos primeiros ensaios do Angra.
O nome: ideia do Rafael. A ideia foi recusada pelo Carequinha no inicio. Eu dei a ideia de Twilight, mais aceita pelo carquinha. Mas os outros caras gostaram de Angra, e Angra ficou.

Apos a definicao do Line-up, fomos com o Carequinha numa loja de cabos perto da Teodoro Sampaio, pegamos vaaaarios cabos, tudo pago pela revista, fomos na Meteoro, escolhemos todos os Amplis, o Andre comprou o teclado na Teodoro, levamos tudo para a casa do Marcos no comeco da Imigrantes, perto do Metro Jabaquara, e la comecamos a fazer as musicas e ensaia-las.
Tenho ainda uma gravacao feita com o Walkie-man do Matos de "Angels Cry", "Queen Of the Night" e "Time", comigo e com o Marcos na banda. Caso interesse, posso te mandar. Ja adianto que é muito, mas muito ruim, principalmente a minha parte.
Uma noite, saimos para jantar com o Carequinha, que avisou que comecaria a "por as manguinhas de fora".

Dois dias depois, o Rafael apareceu la em casa. Depois o resto da banda. Eu estava demitido. Quem teve a ideia? O Carequinha. Mas ele tinha razao. Eu estava bem aquem do resto da banda. Ao inves de estudar que nem louco pra merecer o meu espaço na banda, eu ia pra casa da namorada depois dos ensaios. Dancei.

 
Com a demissao, veio uma depressao forte. Larguei a faculdade de musica, entrei em outras bandas, fui fazer cursinho e acabei por me tornar um engenheiro eletrico. Tive muito sucesso nessa outra carreira, tanto que hoje moro no exterior (USA – Texas), viajei o mundo inteiro, e consegui muitas coisas na vida com isso.
O Luis trouxe uma fita com o Hernandes tocando. Todos ficaram impressionados. Chamaram o cara para um teste e é claro que ele foi efetivado.
Pegou as musicas, mudou os riffs que estavam horriveis, mudou os amplis de posicao, e transformou as ideias em musicas de verdade.

Em Janeiro de 1992, a minha ex-banda Skyscraper gravou uma demo-tape. Andre Matos e Rafael gravaram backing vocals e teclado. Caso interesse…
No caminho da casa do Andre para o estudio, ele me mostrou uma fita de ensaio com o Hernandes. Faaaaantaaaastico!!! Fiquei feliz por ser bem substituido. Coisa de corno manso.

Fui fazer aula com o cara. Minha aula era a ultima de sexta-feira, e ficamos umas 3 horas la na casa dele, conversando, tocando. O cara é muito gente boa.

De repente, o Angra da um tempo. Noticias desencontradas. Ninguem me falava nada. O Marcos pediu uma noite no Black Jack para espalhar que o Angra "acabou".
O que aconteceu? Estavam tirando o Hernandes e colocando o Kiko.
De repente, o Angra aparece com a Demo Reaching Horizons e o Kiko no lugar do Hernandes. Foi muito estranho mesmo. Vc pode ver que eu estava de fora da historia. O Rafael nao me contou nada, pois sabia que poderia vazar.
Eis que fico sabendo do seguinte:

Havia uma senhora que lia buzios e fazia outros "trabalhos". Quem primeiro me falou dela foi a irma do Marcos.
Eu ate fui me consultar com ela quando fui demitido da banda, pra ver que rumo eu tomaria na vida.
Soube entao que a banda inteira foi la. Ela disse que alguem atrapalhava, coisa assim. Esse alguem? O Andre Hernandes.

 
Na epoca, eu acredito que o Andre Matos ja estava se bicando com o Hernandes. Nao sei ao certo porque.
Mas, quando a tiazinha disse que o Hernandes atrapalhava, e o Marcos levou o Kiko no ensaio, antes do Hernandes sair da banda, e o Kiko apareceu no lugar do Hernandes de uma hora pra outra…..tire suas conclusoes. O Rafael sempre foi contra a saida do Hernandes. Pelo que eu sabia, ele era uma voz solitaria no assunto.

Ate entao, pra mim, o Marcos estava ao lado do Matos e do Luis que queriam trocar o Hernandes pelo Kiko.

Coloquei algo parecido com isso na comunidade, pois era o que eu sabia.

Em julho de 1993, o Marcos aparece no Sao Paulo bar, com os 2 braços engessados dizendo que teve tendinite na gravação do Cd do Angra.

Em 1995, um amigo nosso, Christian, primo do vocalista da banda que eu tinha na epoca (Twilight) consegue um contato diretamente com a JVC, sem Limb nem Toninho no meio.
Recebem um Advance para fazer o primeiro CD. Quem prodiziu? Atila Ardanuy e Marcos Antunes. O baterista Bézi nao deu conta de gravar a batera e Marcos sentou lá e gravou muito bem a bateria do primeiro CD do Wizards, que tinha o Kadu, aluno do Bilaidol (Hernandes)

Enfim, vc pode ver o que eu vivi e o que eu ouvi falar.
Sempre quis tornar publico pelo menos parte dessa historia, pois eu a considero muito interessante. Ouvi muitos outros boatos e rumores, como que na Alemanha um dos integrantes do Angra dormiu com uma faca com medo que um outro integrante o atacasse. Nunca colocaria esses boatos em publico.

Como vc pode ver, o que eu escrevi era o que eu sabia: Andre, Luis e Marcos, querendo tirar o Hernandes. Rafael nao.
Pelo que vc me conta, foi diferente. Sinto que vc sabe muito bem o que diz, portanto te dou credibilidade e da proxima vez que eu me arriscar a contar minhas historinhas, nao mencionarei quem tirou quem do Angra.

 
Voce me perguntou se eu nao tinha medo que o Marcos ficasse puto com o que escrevi. Olha, o Marcos sempre foi na dele. Embora nunca tenhamos sido amigos, acho que nunca quisemos mal um ao outro. Acredito que ele nem goste nem desgoste de mim. Pelo contrario, nem lembra que eu existo. Meu unico receio foi o de ter plantado uma inverdade. Tenho uma casa e sei que mato da muito mais cria do que planta boa.

Vamos ao Savio: nao sou dos mais religiosos, mas estudo muito historia. O novo testamento tem 4 evangelhos:
– Mateus
– Marcos
– Lucas
– Joao
Mateus e Joao foram apostolos – escreveram o que viram
Lucas e Marcos – aprenderam pelo que ouviram dos outros, principalmente Paulo.

Digo aqui que eu estou para Mateus e Joao, pelo menos ate o final de 1991, passando a Lucas e Marcos depois disso

Savio, que tinha 6-7 anos de idade quando tudo isso aconteceu, esta para Lucas e Marcos o tempo todo. Nao que ele nao saiba, mas aprendeu pelo que foi contado e nao o que foi vivido.

Minha unica curiosidade agora é saber se ja nos conhecemos antes…

Um forte abraço
AB

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

One thought on “Primórdios do Angra – fofocas

  1. jack says:

    quem narra a história ?

Leave a Reply

