SHAMAN REPORT – PARTE 2 – BY ANDRE MATOS


de 29/01/2002 a 10/02/2002

Olá amigos do ShamanOnline!
Seguindo com o nosso Shaman Report, é com satisfação que informo que continuamos todos vivos e bem! O frio aqui deu uma colher-de-chá durante a semana passada, mas agora já voltou com tudo. Seguimos na nossa rotina de estúdio, com bastante progresso. Como quase já não saímos do estúdio para nada, estamos começando a comparar a nossa temporada aqui à da "casa dos artistas"… Na verdade, cada um de nós já tem um espaço mais ou menos definido dentro do complexo do Gate Studio, onde podemos gravar, compor, ensaiar – e também relaxar de vez em quando.

A semana foi bastante ativa no que diz respeito às gravações. Conseguimos finalizar todas as faixas de bateria e quase todas as de baixo. Como optamos por um tipo de gravação mista, ou seja, analógica/digital, tivemos obviamente que gastar algum tempo solucionando algumas dúvidas técnicas… Explicando melhor: as "tomadas" de som são feitas em uma fita de rolo de 2 polegadas… Esse é o máximo de qualidade que se pode conseguir em uma gravação. Depois disso, tudo é transferido para o domínio digital (mesa de som e computadores), onde será mixado. Assim, não existem limites para o número de canais, e é a maneira mais prática e moderna de se trabalhar hoje em dia. Achamos que essa seria uma combinação perfeita e estamos muito confiantes no resultado final. Já dá pra perceber só de ouvir o som de bateria e baixo!

O último fim de semana foi bem agitado. Fomos convidados a assistir uma partida de futebol do time local, o Wolfsburg VFL, contra o famoso Borussia Dortmund, junto com um monte de amigos. Entre eles, o mais entusiasmado, era como sempre o Bonny B., guitarrista do Heavens Gate, e nosso animador de plantão. O jogo foi muito bom, valendo pela 1ª Divisão do Campeonato Alemão e terminou empatado em 1 a 1. Havia também a presença de vários brasileiros jogando, entre eles o saudoso Ewerthon e também o Amoroso, Robson Ponte, Evanílson, etc. Valeu o programa!

No dia seguinte, recebemos a visita de outro amigo de longa data, que é também o nosso representante e empresário na França, Olivier Garnier, da NTS Records. Passamos dois dias aqui juntos discutindo como serão as nossas atividades promocionais para o lançamento em toda a Europa. Posso garantir que não teremos muita moleza… Mas para falar a verdade todos nós estamos com muita vontade de botar o pé na estrada mais uma vez, e mal podemos esperar para que o álbum esteja completo!

Depois disso, ao longo da semana, estivemos como sempre enfurnados no estúdio e recebemos mais algumas visitas ilustres, dentre elas, a do pessoal do Rhapsody (Alex Staropoli e Luca Turilli), que resolveram dar uma passadinha por aqui depois de uma sessão de fotos em Hannover. Na verdade os caminhos das duas bandas já se cruzaram algumas vezes, como no festival NTS em Paris, em abril de 2001 e depois, no show da Cidade do México, onde tocamos juntos para um público fenomenal.

Hoje estamos finalmente começando a gravar as guitarras, o Hugo já fez seu "soundcheck" junto com o Sascha e ficou bem estusiasmado com o som. Ouvimos o próprio Sascha dizer que este está sendo o melhor som que ele já tirou aqui no Gate Studio, e olha que não foram poucas as produções até agora! Acho que isso se deve principalmente aos novos equipamentos que estão sendo usados. E também, claro, ao toque de talento e experiência que está sendo dado nas gravações em todos os sentidos.

Temos agora uma longa semana pela frente, será a última semana de Ricardo e Luís aqui na Alemanha. Assim que voltarem ao Brasil, eles devem gravar algumas participações especiais para o disco e começarão a trabalhar no esquema de lançamento e divulgação para a América Latina. Enquanto isso, Hugo e eu dividiremos o nosso tempo aqui entre as gravações de guitarras, vocais, teclados, piano, orquestra, etc. Bem, espero que sobre um tempinho pra a gente voltar a assistir mais uma partida de futebol!

Vou ficando por aqui. Me esqueci também que tenho que terminar de escrever um montão de letras, mas prometo voltar em breve com mais um Shaman Report!

Até lá…

Andre Matos

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s