Andre Matos na Virada Cultural!


A programação aborda a “Cultura do mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).

No sábado, dia 05 de maio, o SESC Carmo realiza programação especial – que integra a Virada Cultural 2012.

Nos Séc XVIII e XIX viu-se surgir no cenário cultural aquele que foi posteriormente chamado Período Romântico, caracterizado pela valorização do caráter emotivo do homem, oprimido pela fria racionalidade classicista e que traz enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios.

A programação aborda elementos do chamado “mal do século” e reúne atividades que visitam esta estética, na literatura, na música e nos jogos dramáticos (RPG).

A partir das 18h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (em frente ao SESC), o pianista Gilberto Tinetti apresenta recital que contempla “Compositores Românticos”, como Chopin, Brahms, Schumann e Liszt, cujas obras foram marcadas pelo individualismo próprio da época.

Ao mesmo tempo, na unidade do SESC, tem início a “Noite na Taverna”, atividade lítero-musical cuja ambientação é referenciada no clima do livro homônimo de Álvares de Azevedo. Além de leituras de autores da geração do “mal do século” e intervenção musical, a atividade traz cardápio inspirado nas tavernas históricas.

Às 19h20, a taverna recebe seu primeiro convidado, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que traz toda sua presença cênica na leitura de trechos do livro “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo, o jovem brasileiro representante da segunda geração do romantismo no país que recebeu forte influência de Goethe e de Lord Byron, perceptível principalmente nessa coletânea de contos fantásticos de temática mórbida.

Nesse contexto, no que se refere à música, diversos compositores dos séc 18 e 19 referenciaram sua obra em elementos de temática obscura. O violinista Paganini, perpetuou o mito de que ele mesmo vendeu alma ao demônio para conquistar sua habilidade musical. Foi nesse período que o ocidente assistiu a uma super valorização do intérprete, o que levou à existência do chamado duelo musical. Têm-se conhecimento histórico de duelos entre Liszt e Thalberg, em que pronunciou-se o famoso veredicto: Thalberg é o primeiro pianista do mundo, Liszt é o único.

Desse modo, às 20h, a taverna se torna cenário de um duelo musical entre os violinistas Fábio Tagliaferri e Otávio Teco. Fábio foi apresentador do programa “Musica Ligeira”, na Clictv e desenvolve um trabalho singular com a viola de arco introduzindo esse instrumento erudito na linguagem popular tanto na interpretação como improvisação. Otávio Teço é spalla dos segundo violinos do teatro municipal.

Já às 20h30, Andre Matos, ex-vocalista das bandas Angra e Viper, lê trechos de obras de Lord Byron, uma das maiores influências de Álvares de Azevedo, e de Charles Baudelaire, o principal representante do movimento “Mal do Século”.

O cardápio temático de taverna contará com bebidas e poções cênicas baseadas na Lietratura Fantástica, como Hidromel e Poção de Mana, e será disponibilizado das 18h às 22h.

A obra coral “Réquiem em Ré Menor de Mozart” (K.626) é executado às 21h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte pelo o Coral Vox Anima. Trata-se de uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791. Foi sua última composição e é considerada uma de suas mais elaboradas e famosas obras. Um detalhe mórbido que envolve essa peça é o fato de Mozart ter falecido durante sua criação, como se estivesse compondo para sua própria morte, de modo que foi concluída postumamente por seus alunos.

Das 18h às 22h, o público poderá visitar a exposição “O Universo Mágico do RPG” que, com ambientação baseada no cenário RPGístico, traz miniaturas de personagens próprios dos diversos sistemas de jogo e universos, além de figuras de histórias que inspiraram alguns RPGs, como Call of Cthulhu (H.P. Lovecraft) e Senhor dos Anéis (Tolkien).

Os visitantes vão apreciar objetos usados no funcionamento do jogo, como dados dos mais diversos formatos e quantidade de faces; artefatos utilizados em Live Actions (modalidade em que o jogo é encenado) como taças e adagas “rituais”, presentes principalmente em jogos que se passam em universos medievais mágicos, além de vestuários característicos das personagens dos universos e sistemas de jogo, como guerreiros medievais, magos, vampiros e aventureiros.

Também das 18h às 22h, ocorre “RPG e a Estética do Mal do Século”.

Estarão disponíveis mesas de jogo com diversos sistemas como “Vampiro – A Máscara”, “Dungeons & Dragons”, “Lobisomem – O Apocalipse”, “Mago – A Ascenção” e “Changeling”. Haverá mestres de jogo dedicados a ensinar possíveis novos jogadores interessados em fazer uma vivência de RPG, desde a criação e aprofundamento da personagem até as ações em si.

A Virada Cultural é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em parceria com o SESC, e propõe 24 horas ininterruptas de cultura. Em sua 8ª edição, além da região central da cidade, a Virada conta ainda com atividades nos museus, teatros e centros culturais.

A programação do SESC Carmo é gratuita. O endereço é Rua do Carmo, 147, Praça da Sé. Mais informações pelo portal http://www.sescsp.org.br ou pelo telefone 3111-7000.

CAPACIDADE DA TAVERNA: 200 PESSOAS

Serviço:

Virada Cultural 2012

SESC Carmo – Rua do Carmo, 147 –  Metrô Sé

Quando: Sábado, dia 05 de maio, das 18h às 21h

Quanto:  Grátis

Fone: 3111-7000

Atendimento à imprensa:

Renato Pereira MTB 28.417

Tel. 3111-7018

Email: renato@carmo.sescsp.org.br

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s