Entrevista: Hugo Mariutti


Reconhecido como um dos principais guitarristas brasileiros da atualidade, Hugo Mariutti atua na Banda Andre Matos e no Remove Silence, integrando também o Viper em sua turnê comemorativa ocorrida em 2012!

or Liz Sabec
Fotos Andre Smirnoff

Nesta entrevista, Hugo fala um pouco mais sobre suas bandas e projetos futuros. Confira abaixo.

1) Você está em um momento corrido da sua carreira, com lançamentos dos cds do Remove Silence e Andre Matos Solo; tour com Viper e preparando um cd solo. Comente como está seu tempo em dedicação a estes projetos.

HM: Na verdade está uma loucura, mas sou uma pessoa que não consegue ficar sem escrever música, sem estar tocando, etc. Acho esta minha maior virtude como músico, o profissionalismo e a vontade de fazer música, pois isso para mim está muito acima do que ser um guitar hero ou algo parecido. Não tenho esta pretensao de ser o melhor individualmente, mas sim ter boas bandas e principalmente tentar fazer boa música, acho que um retrato de que realmente não é minha pretensão ser um guitar hero vai ser meu cd solo.

2) No dia 08 de abril de 2013, data do qual será o lançamento do DVD do Viper, podemos esperar por algum evento especial ou show comemorativo?

HM: Acho que sera uma data bastante importante e acredito que tenha algum tipo de comemoração, pois esta tour foi extremamente bem sucedida e este dvd sera um grande presente para todos, inclusive para nos da banda que sentimos uma felicidade enorme de participar deste momento histórico.

3) Como surgiu o convite para abertura do show do Kiss e como se sentiram ao tocar para uma plateia de 25.000 pessoas?

HM: Foi atraves da empresa xyz, que foi quem trouxe o KISS para o Brasil. Foi uma grande honra para a gente. Ver as pessoas cantando as músicas do Viper no show, mostra o tamanho da banda, e o que ela deixou para os fãs. Quanto ao KISS, foi a primeira banda que conheci e que me colocou dentro do Heavy Metal, uma banda lendária, que tem uma legião de fãs e que tivemos a honra de participar de mais um grande momento da historia do heavy metal no Brasil.

4 ) Quais são seus projetos para 2013? E a sua agenda?

HM: Muitos!!! Teremos a tour com o Andre Matos, com o Remove Silence, o lancamento do dvd do Viper,  o lançamento do meu primeiro cd solo, ou seja, estou muito feliz com este grande momento da minha carreira, mesmo em um cena atual extremamente complicada.

5 )  Hugo, como surgiu a ideia do clipe de Wormstation? As imagens são mais impactantes e instigantes, tanto que foi censurado na MTV… Fale um pouco mais sobre isso e como o clipe foi feito, além da recepção dos fãs.

HM: A ideia deste clipe, as filmagens, e todo conceito foi do Fabio Ribeiro e do Ale Souza. Eles fizeram um clip muito criativo, que encaixa perfeitamente com a letra e a parte instrumental. Ficamos muito felizes com a recepção!!! Infelizmente vc é censurado ainda em 2012, porém se tivesse alguém rebolando e mostrando a bunda quem sabe estaríamos em primeiro lugar de todas as paradas. Difícil saber o porquê, já que nada do que tem no clipe não passa em novelas e programas de tv.

Viper._www.Andre-Smirnoff.com_21

6 ) Os fãs do Remove Silence estão com dificuldades de adquirir o novo cd da banda. Não tem como viabilizar para que acesso seja mais fácil para todos?

HM: Isto já está sendo providenciado, inclusive os cds nacionais já estão prontos e em breve vamos anunciar como adquirir de uma forma mais fácil e rápida. Tambem temos nossas páginas no reverbnation e sound cloud que tem todo o material da banda.

7) Como a mídia especializada e os fãs têm recepcionado o “The Turn o f the Lights”?

HM: Estamos muito felizes com toda recepção, pois tivemos notas altíssimas no Japão, aqui no Brasil e agora na Europa também. Trabalhamos muito neste cd, para que ele fosse um mix de toda carreira do Andre. No Brasil estamos mais de 2 meses como cd mais vendido de heavy metal. Os fãs também parecem ter gostado muito do cd, pois recebo milhares de emails elogiando.

8 ) Qual a sua expectativa de tocar as músicas do “The Turn o f the Lights” ao vivo para os fãs da banda?

HM:Muito grande mesmo!!! O legal é que todas podem soar muito bem ao vivo, ou seja temos um problema bom que é o de escolher o melhor para cada show.

9 ) Hugo, a faixa Gaza é uma balada diferente do que costumamos encontrar nos discos anteriores. Como surgiu essa música, tem alguma influência direta?

HM: O Andre trouxe esta música praticamente pronta, eu auxiliei em uma parte, mas a ideia central foi dele. Acho ela uma música espetacular, com um clima muito forte e com uma letra muito triste. Considero essa uma das melhores baladas que já gravamos, pois conseguimos fazer uma mixagem mais retro, graças ao Adriano Daga e ao Brendan Duffey, que captaram exatamente o que a música pedia. Considero um dos meus melhores solos, e ele foi gravado de primeira, para não perder todo o clima da gravação.

10 ) Quais foram as suas influências para seu cd solo? Por que você decidiu fazer um cd diferente do que se costuma esperar de um guitarrista que geralmente parte para um som instrumental ou com destaque absoluto para a guitarra?

HM: As minhas influências são muito variadas, e queria fazer um cd que mostrasse algumas influências que não cabem dentro das minhas bandas e que fossem composições extremamente espontâneas. Passei por algumas coisas este ano e resolvi fazer depois de tanto tempo meu primeiro trabalho. Quanto ao lance de não priorizar a guitarra, é que primeiramente não saberia compor um cd nestes moldes, nada contra que cria, porém nao costumo escutar este tipo de música e assim sendo seria uma coisa, no meu caso, sem o menor sentido. Como falei antes, não tenho a menor pretensão de ser o melhor e mostrar algo que não é verdadeiro dentro do meu universo, por isso sera um cd bem diferente do que geralmente um guitarrista faria, mas um cd que mostra realmente o que estava com vontade de fazer.

11) Deixe uma mensagem para as pessoas que acompanham o seu trabalho.

Agradeço muito por tudo, pelas mensagens, pelos elogios, críticas, etc. Quando comecei a tocar guitarra, sempre tive vontade de mostrar minhas músicas para as pessoas, porém me sinto muito honrado de fazer parte de um número pequeno de pessoas , principalmente no Brasil, que pode fazer disso uma profissão. É muito triste isso, pois temos inúmeros talentos que não são descobertos, e que mereciam uma chance para poder mostrar todo talento. Acho importante que cada vez mais, todos nós tentássemos ao máximo colocar todas estas pessoas nos lugares em que elas merecem. Obrigado a todos!!! Abs

Viper._Andre.Smirnoff@hotmail.co.uk_.047

Para acompanhar os trabalhos e agenda do Hugo Mariutti, acesse os links abaixo:

https://www.facebook.com/hugo.mariutti

https://www.facebook.com/hugo.mariuttiii

https://www.facebook.com/mariuttihugo

https://www.facebook.com/AndreMatosOfficial

https://www.facebook.com/viperbrazil

https://www.facebook.com/removesilence

https://www.facebook.com/pages/Remove-Silence/178394095190

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

