Andre Matos – Via Marquês – São Paulo/SP


Sáb, 11 de Maio de 2013 23:59 Texto e fotos: Renato Valença

Considerado um dos maiores nomes da história do heavy metal nacional, o vocalista Andre Matos (ex-Angra,Shaman e Viper) voltou a se apresentar em São Paulo (sua cidade natal) no último sábado, divulgando seu terceiro trabalho solo The Turn of the Lights, lançado no ano passado. Além disso, o vocalista e sua banda aproveitam ainda a atual turnê para comemorar os 20 anos de lançamento do clássico álbum Angels Cry do Angra, executando-o na íntegra. O evento, realizado no Via Marquês, contou ainda com as bandas Madgator e King of Bones, que ajudaram a abrilhantar ainda mais essa grande noite de muito metal na capital paulista.

Andre Matos

Por volta das 20h15, subiu ao palco a primeira atração da noite, a banda paulista King of Bones. O quarteto, formado por Júlio Federici (vocais), Rene Matela (guitarra), Rafael Vitor (baixo) e Renato Nassif (bateria), fazia assim a estreia em sua cidade natal, depois de ter aberto o show de Andre Matos em Porto Alegre, no dia 3 de maio. E a banda se mostrou muito bem durante toda a apresentação, calcada nas músicas de seu primeiro trabalho We Are the Law, lançado no final do ano passado. A reação de grande parte dos presentes que ainda não os conhecia foi bastante positiva, com direito a muitas palmas e o público até tentando cantar juntos os refrões, e encerraram o seu set fazendo um cover de Perry Mason, de Ozzy Osbourne. Falta apenas um pouco mais de presença de palco aos músicos, coisa que deve melhorar naturalmente depois de uma maior sequência de shows.

King of Bones

A segunda banda a se apresentar foi o Madgator, que apesar de ter lançado seu primeiro trabalho autointitulado apenas em 2010, conta com músicos bastante experientes no cenário do heavy/rock paulistano. O quarteto conta atualmente com Andrés Recasens (vocal), André Carvalho (baixo), Johnny Moreira (bateria) e o talentoso Vandré Nascimento (guitarra) que entrou na banda no ano passado, substituindo Hard Alexandre, e como citou durante o show o vocalista Andrés, foi um “achado” para o grupo. Tocando músicas de seu ótimo disco de estreia e também algumas novas composições, o quarteto se mostrou em excelente forma, mesmo depois de algum tempo parados enquanto estavam à procura de um novo guitarrista, e conseguiu animar o público realizando uma competente e energética apresentação, deixando o palco do Via Marquês bastante aplaudido.

Madgator

Depois de mais uma pausa, por volta das 22h40 subiu ao palco o músico Bruno Sutter (Death Tribute, mais conhecido como o Detonator, do Massacration), para anunciar a grande atração da noite. Bruno disse que esta é uma de suas maiores influências e uma verdadeira lenda do metal nacional. Após o apagar das luzes e uma breve introdução, os músicos Hugo Mariutti e André Hernandes (guitarras), Bruno Ladislau (baixo) e Rodrigo Silveira (bateria) surgiram no palco, até a chegada de Andre Matos e o início da apresentação com Liberty, faixa que abre o último álbum do vocalista, The Turn of the Lights.

Desde o começo, o público já me mostrava bastante empolgado, e “regido” pelo maestro Andre, todo mundo cantou junto a ótima I Will Return. Seguiram com Course of Life e Stop!, ambas do último trabalho, e logo depois veio Rio, do primeiro disco solo de Andre, e que rendeu muitos aplausos. Tocaram então, pela primeira vez ao vivo, a faixa-título The Turn of the Lights, muito bem executada e obtendo também uma resposta bastante positiva por parte do público.

Mas o melhor ainda estava por vir. A emoção tomou conta dos fãs logo nas primeiras notas de Fairy Tale, do Shaman, que foi cantada quase que em uníssono, assim como Lisbon, grande clássico do Angra. Tivemos ainda On Your Own, do último disco, e encerrando a primeira metade do show, a não menos clássica Living For The Night, que Andre fez questão de dedicar a todos os integrantes do Viper, que estavam ali presentes o prestigiando nessa noite.

Andre Matos

Alguns minutos de intervalo e logo teve início a intro Unfinished Allegro, evidenciando que o momento mais aguardado da noite havia chegado, pois era a hora da banda executar na íntegra, e em sua exata ordem, o clássico álbum Angels Cry, do Angra. E assim o fizeram, com extrema competência. Desde a veloz e sempre empolgante Carry On, que fez todos pularem e cantarem junto em alto e bom som, passando pela cadenciadaTime e a rápida Angels Cry, público e banda pareciam se divertir muito com esse momento histórico.

A ótima performance de Andre em Stand Away, e a longa Never Understand, com a dupla de guitarristas alternando os solos finais também foram grandes destaques. Muita gente achava que não rolaria, masWuthering Heights, cover de Kate Bush, também marcou presença no set, que continuou com Streets of Tomorrow e Evil Warning. O encerramento, como não poderia deixar de ser, foi com a bela Lasting Child, após mais de duas horas e meia de apresentação, e a banda se despediu bastante aplaudida e muito ovacionada pelos fãs.

Mais uma vez, Andre Matos mostrou porque ainda é considerado um dos maiores vocalistas brasileiros do gênero, e mesmo que atualmente não lance trabalhos tão grandiosos, tem seu nome há muito tempo gravado definitivamente na história do heavy metal nacional, isso além do grande reconhecimento que possui em diversos países da Europa e principalmente no Japão, desde a época do Viper e Angra.

 

Set list King of Bones:

We Are the Law
Fly Away
Find Your Salvation
Heroes
Hell’s Pub
Broken Dreams
Rise and Fall
Perry Mason (Ozzy Osbourne cover)

 

 

Set list Madgator:

The Brave without a Mask
Madgator
The Wolf in the Sheep’s Clothing
Why Don’t You Kill Some Angels
We Can Choose the Life
Eternal Fire

 

 

Set list Andre Matos:

Liberty
I Will Return
Course Of Life
Stop!
Rio
The Turn of the Lights
Fairy Tale (Shaman)
Lisbon (Angra)
On Your Own
Living for the Night (Viper)

Angels Cry set:
Unfinished Allegro
Carry on
Time
Angels Cry
Stand Away
Never Understand
Wuthering Heights (Kate Bush cover)
Streets of Tomorrow
Evil Warning
Lasting Child

fonte: http://www.portaldoinferno.com.br/reviews/reviews-shows/5681-andre-matos-via-marques-sao-paulosp.html#.UZZz0uBa_J-

About Janus

Janus Aureus is my recently-inaugurated personal blog (written in portuguese, but with some texts in english as well). Fiore Rouge is my old (but still very active - in fact, more than Janus :P) blog (I started it back in 2005). Mentalize is a fan-made website (since 2005). if you wish to contact me for any reason, visit my blog and leave a comment OR see email above (top left) - no, my name's not Andre - actually, I'm not even a guy! LOL Long story... O Janus Aureus é meu blog pessoal - escrito em português - ainda sem muito conteúdo, pois foi começado no final de dezembro de 2011. Já o Mentalize foi aberto em 2005 e está escrito em várias línguas *rs* Privilegio o uso do inglês ali porque o pessoal estrangeiro não tem muitas informações sobre o AM. Quem quiser entrar em contato comigo por qualquer motivo, deixe um comentário nos meus blogs ou use o email que está aí em cima à esquerda (e não, eu não sou o Andre - aliás, sou mulher!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s